O governo de Gondola, na província central de Manica, afirma que está garantida a segurança alimentar naquele distrito, mercê de um aumento considerável da produção na campanha agrícola 2022.
O distrito produziu 254.759 toneladas de culturas diversas, na sua maioria cereais, que representa um incremento na produção na ordem de 11,13 por cento, comparativamente a com a safra 2020/21 quando foram colhidas 229.239 toneladas.
A garantia foi dada hoje (04) pela administradora do distrito de Gondola, Etelvina Ambasse, na sessão extraordinária do governo distrital por ocasião da visita do secretário de Estado da província de Manica, Edson Macuácua.
Ambasse referiu que os cereais, leguminosas e hortícolas são as culturas que mais contribuíram para o sucesso da campanha.
O governo também fez a sua parte junto aos parceiros do sector agrário com a disponibilização de 78.817 quilos de sementes de culturas diversas, que beneficiaram um total de 4.203 produtores.
A semente foi lançada numa área estimada em 113.440 hectares e contou com o envolvimento de pelo menos 35 extensionistas que assistiram 9.250 produtores, a maior parte dos quais do sector familiar.
O sector público também trabalha com uma rede de 40 extensionistas pertencentes a empresas de fomento e Organizações não Governamentais que assistem outros 3.120 produtores, dos quais 1.820 homens e 1.300 mulheres.
“No passado, o distrito tinha como necessidade de cereais 50.769 toneladas por ano. Na presente campanha agrária, a produção obtida foram 112.241 toneladas de cereais. Desta produção, 29.935 toneladas são excedentes da produção. Por isso, podemos aferir que a segurança alimentar está assegurada para os próximos 12 meses”, disse Etelvina Ambasse.
A fonte afirmou que neste momento, a população está empenhada na produção das culturas de segunda época, com o aproveitamento das zonas baixas.
Cereais e hortícolas são principais culturas esperadas nesta segunda época, como forma de incrementar a produção obtida na primeira época.
“O que vamos produzir neste momento será para consolidar ou mesmo reforçar aquilo que conseguimos na primeira época. O nosso apelo é para a população continuar a trabalhar para que aumente a sua renda familiar”, acrescentou a administradora.
Já o secretário de Estado na província de Manica, Edson Macuácua, recomendou ao governo no sentido de monitorar a venda da produção para evitar a ocorrência de bolsas de fome no distrito.
“O governo está preocupado com o processo de comercialização da produção agrícola. Não queremos que a população venda tudo e fique com fome. Como governo, vamos permanentemente fazer a monitoria junto dos produtores porque queremos que esteja garantida a segurança alimentar no distrito e na província, em geral”, acrescentou Macuácua.
O dirigente também encorajou o distrito a apostar na produção de fruta para melhorar a segurança nutricional.
O distrito de Gondola tem 248.381 habitantes com três postos administrativos, nomeadamente, Inchope, Amatongas e Cafumpe.
A visita do secretário de Estado da província de Manica, Edson Macuácua, ao distrito de Gondola termina terça-feira (05) e tem como objectivo avaliar o grau de cumprimento do Plano Económico e Social 2021 e primeiro semestre de 2022.
Hoje, primeiro dia de visita, o secretário de Estado orientou a sessão extraordinária do governo distrital, reuniu com produtores beneficiários do programa Sustenta, extensionistas, líderes comunitários e escalou a fábrica de fertilizantes, infra-estruturas públicas em construção.