O transporte ferroviário de carga geral no trecho Nacala Porto, na província de Nampula, norte de Moçambique, para Blantyre, no vizinho Malawi, acaba de ser retomado .
A circulação esteve interrompida por cerca de quatro meses devido a fortes chuvas e o ciclone Ana, que atingiram a região sul do Malawi e norte de Moçambique, em Janeiro.
A situação culminou com o desabamento da ponte ferroviária de Mauzi, no troço entre Nkaya e Limbe, no Malawi.
Com a reabertura do trecho, a Nacala Logistics espera retomar os níveis normais de 45 mil toneladas mensais, transportadas do porto de Nacala a Malawi e vice-versa.
Em comunicado, a Nacala Logistics, operadora do Corredor de Ncala, reitera “o compromisso de transportar todo o tipo de carga com rapidez e segurança investindo em equipamentos e tecnologia, como é o caso do sistema de monitoria de carga contentorizada denominado ‘smart lock’, através do qual o cliente pode acompanhar o transporte da sua carga remotamente.
Acrescenta que a Nacala Logistics movimenta carga diversa como grãos, fertilizantes, clinquer, combustíveis, etc, o que contribui para o desenvolvimento socioeconó-mico dos países do hinterland.