A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula distinguiu 29 agentes da corporação, incluindo inspectores principais, cabos e guardas pelo seu empenho no combate ao crime naquela província do norte e a mais populosa do país.
Durante a cerimónia, o comandante provincial, António Bachir, enalteceu o papel preponderante desempenhado pelos polícias com vista a garantir o bem-estar da população.
“Estes foram os que se destacaram no primeiro semestre do ano passado nas diversas missões que lhes foram confiadas no combate à corrupção, ao crime e no teatro operacional da zona norte, para manter ordem e tranquilidade públicas e mostraram sua determinação e bravura”, afirmou.
Na mesma ocasião, Bachir, disse que eventos do género estão a decorrer noutras regiões de Moçambique e visam moralizar os que mais se destacam nas diversas actividades que lhes são confiadas.
“Para os que não foram contemplados, desta vez, esta cerimónia servirá para se empenharem mais para que nas próximas oportunidades sejam contemplados em reconhecimento de cumprimento da missão” , acrescentou.
Hélder de Nascimento, um dos agentes premiados e com 17 anos de serviço, prometeu continuar a trabalhar para o bem-estar da população em Nampula, mesmo reconhecendo os riscos inerentes a sua profissão.
“Vou continuar a dar o melhor de mim nas missões que me serão confiadas como forma de justificar o prémio que acabo de receber e apelar aos colegas para continuarem, porque um dia também serão reconhecidos”
Outro policial distinguido na cerimónia foi Carlos José, afirmando que o mesmo é sinónimo da confiança que mereceu da corporação.
“Este prémio vai servir de oxigénio no exercício das minhas funções e prometo que vou continuar de forma determinada a trabalhar para combater todo o mal que visa perturbar a tranquilidade pública na província de Nampula”, anotou.
Nos últimos tempos as autoridades policiais afirmam ter desmantelado diversas quadrilhas, como o “grupo 25” que se dedicava a assaltos e apreendido quantidades significativas de drogas pesadas que circulam do litoral da província de Nampula para outras paragens de Moçambique.