Arranca quinta-feira (07), em todo o país, a 3ª ronda da campanha de vacinação contra a poliomielite.
A vacinação, a ser administrada por via oral, vai decorrer até sábado da semana corrente e deverá abranger cerca de sete milhões de crianças com idade inferior a cinco anos.
Para o efeito, foram disponibilizados cerca de sete milhões de dólares, pelo governo e parceiros de cooperação.
Falando durante o lançamento da campanha, hoje, em Maputo, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que a mesma visa assegurar que todas as crianças menores de cinco anos estejam imunizadas contra a pólio, uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, que pode atingir a corrente sanguínea e, em alguns casos, afectar o sistema nervoso central, causando paralisia dos membros, alterações motoras e levar à morte.
‘A realização desta campanha à escala nacional visa garantir que todas as crianças do nosso país estejam imunizadas, na sequência da detecção, em Tete, do mais recente caso de poliovírus selvagem, e ao anterior descoberto no vizinho Malawi’,explicou.
Tiago acrescentou que o registo da forma selvagem do poliovírus constitui uma preocupação, e é, por si só, uma emergência de saúde pública que exige uma resposta coordenada entre diferentes países.
O titular da pasta da saúde revelou que a campanha vai decorrer porta-a-porta, nas creches, nos mercados e em locais com aglomerados populacionais.
Para o alcance das metas, foram preparados 65 mil técnicos de saúde, distribuídos pelo país, entre os quais vacinadores, mobilizadores, registadores, supervisores, coordenadores, digitadores de dados, logísticos, monitores independentes e motoristas.
‘Temos o dever de incrementar a campanha com sucesso, pelo que gostaríamos de salientar uma grande mobilização para que a população aceite, sem reservas, receber as nossas equipas em suas casas, ou que se dirijam à unidade sanitária mais próxima para tomar a vacina’, exortou.
Noutras notas, referiu que a nível global, esforços prosseguem para erradicar todas as formas remanescentes do vírus da pólio, sendo que actualmente, apenas duas países, o Afeganistão e o Paquistão, são endémicos para o poliovírus selvagem tipo 1.
De 2021 até ao primeiro semestre foram detectados sete casos de poliomielite não selvagem nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Manica. O mais recente caso de poliomielite aguda foi detectado a 14 de Maio, na província de Tete.