O Ministério do Trabalho e Segurança Social (MITSS) está empenhado na produção de um boletim estatístico sobre o mercado de trabalho em Moçambique, anunciou hoje, em Maputo, a directora Nacional de Observação do Mercado do Trabalho (DNOMT), Assa Guambe.
A produção do Boletim de Estatística do Trabalho Provincial e sobre Estatística da Inspecção Geral do Trabalho com periodicidade anual, segundo a fonte, enquadra-se nos esforços do MITSS para aumentar os produtos estatísticos para melhor responder as necessidades dos utilizadores.
O boletim vai publicar informações e dados estatísticos fiáveis sobre o mercado de emprego, condições de trabalho, segurança e saúde, e as relações laborais em Moçambique,
A iniciativa, segundo Guambe, vai permitir o cruzamento de dados estatísticos ligados aos sectores da saúde, educação, demografia, produção e, deste modo, aumentar a oferta de produtos estatísticos para melhor responder a crescente demanda dos utilizadores.
A fonte explica que as estatísticas do trabalho desempenham um papel importante na análise da dimensão e estrutura dos mercados, bem como as mudanças que ocorrem ao longo do tempo.
Por isso, Guambe sublinha que a sua produção requer alto grau de coordenação e harmonização dos procedimentos de recolha, processamento e disseminação da informação.
Este é o tema principal da II Reunião Nacional de Observação do Mercado de Trabalho, um evento de dois dias que decorre sob o lema “Por Estatísticas do Trabalho Fiáveis, Relevantes e Oportunas”.
São parceiros estratégicos do MITSS, a Organização Internacional Trabalho (OIT) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). As duas organizações têm apoiado acções no âmbito da administração do trabalho e em particular no desenvolvimento do sistema de informação do mercado do trabalho.
Participaram no evento, representantes dos parceiros sociais: Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), A Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical – (OTM-CS), A Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), técnicos do MITSS, entre outros.