A Engie Energy Access Moçambique, empresa que opera no ramo de energias limpas, atingiu cerca de 100 mil clientes em três anos de actividade no mercado nacional, impactando directamente cerca de 500 mil pessoas em todo o país.
A empresa anunciou o feito em conferência de imprensa sobre energias limpas, no caso vertente energia solar, um evento que teve lugar ontem em Maputo.
O director da empresa, Emídio Amadebai, considera o momento como decisivo para a EngieEnergy e para toda a indústria que actua fora da rede, estimulada pela nova Lei de Energia e incentivos fiscais no novo regulamento da lei referida.
Destacou a importância da adopção de novas soluções tecnológicas para o acesso a energias nas zonas rurais não abrangidas pela rede eléctrica nacional, contribuindo para a meta de acesso universal até 2030.
“É com grande satisfação que anunciamos hoje, os nossos 100 mil clientes em Moçambique. Este é um momento decisivo para nós e para o sector depois de muitos obstáculos que tivemos que superar. Para esta marca contamos com apoios de parceiros e doadores na nossa missão de electrificação das zonas rurais”, disse Amadebai.
Reconheceu que para o sucesso da EngieEnergy nas suas operações em Moçambique, contou com a parceria estratégica do Fundo de Energia (FUNAE), que ajudou a entender o mercado e o objectivo do Governo de expandir a energia para todos os moçambicanos, partindo do pressuposto de que energia é um dos motores de desenvolvimento e inclusão.
“O nosso crescimento não seria possível sem as perecerias chaves que fizemos no mercado”, disse a fonte.
Por sua vez, o vice-ministro, dos Recursos Minerais e Energia, António Saíde, explicou que a iniciativa está a contribuir de forma significativa para os esforços do Governo de atingir a meta Moçambique para ao acesso universal.
Disse que, a expansão de energia para mais moçambicanos, sobretudo residentes em zonas onde a rede eléctrica nacional não chega, representa o compromisso do sector privado em contribuir para a electrificação do país.
“O alcance de 100 mil clientes representa o comprometimento da EngieEnergy no alcance das metas do Programa Energia para Todos lançado pelo Governo moçambicano”, disse.
Referiu que a estratégia nacional de electrificação no país estabelece duas abordagens, uma dentro da rede eléctrica e outra fora da rede, apostando nos sistemas solares como uma das soluções para a provisão de energia para as famílias moçambicanas.
A EngieEnergy Access Moçambique iniciou suas operações em Moçambique em 2019 e está activamente em nove países da África Subsaariana.