O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, dirigiu sábado (09) a cerimónia de lançamento da primeira pedra que marca o arranque das obras de construção de um quartel da Subunidade da Intervenção Rápida (UIR), no distrito de Metuge, a 25 quilómetros de Pemba, capital da província nortenha de Cabo Delgado.
Ao lançar a primeira pedra, Rafael disse que se tratava de cumprimento da orientação do Presidente da República, Filipe Nyusi, para que se procurasse um espaço adequado para a construção do quartel. Segundo Rafael, a orientação teria sido dada porque o Chefe de Estado teria constatado que o antigo quartel, a sua localização está fora da estratégia que se requer a um quartel das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
Para exemplificar, Rafael explicou que o antigo quartel localiza-se no meio de edifícios, cercado da comunidade, o que dificulta que as FDS executem as suas missões a vontade.
Segundo Rafael, uma vez identificado o espaço, Nyusi mobilizou fundos junto dos parceiros, que permitiram o arranque das obras. Na ocasião, Rafael exigiu qualidade e cumprimento de prazos na execução da obra. Rafael exigiu que se assegurasse que o material não seja desviado.