
A Subsecretária norte-americana de Estado para a Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos, Urza Zeya, irá visitar Moçambique e a Namíbia de 18 a 24 de Julho de 2022.
Segundo um comunicado de imprensa da embaixada norte-americana em Maputo, durante a sua visita, a Subsecretária irá promover as parcerias entre o seu país e África “sobre segurança alimentar e assistência aos refugiados, o respeito pelos direitos humanos, fortalecer a governação democrática, e abordar o tráfico da fauna bravia.”
O documento explica que aa Subsecretária irá começar a sua visita em Maputo, a capital moçambicana a 18 de Julho onde terá encontros com membros do governo e da sociedade civil para discutir oportunidades de progredir nas áreas afectadas pela violência, potenciando novas oportunidades no âmbito da Estratégia dos E.U.A. de Prevenção de Conflitos e Promoção de Estabilidade.
“Irá também destacar o importante trabalho que os Estados Unidos estão a realizar com parceiros africanos e internacionais para combater o terrorismo e tráfico de pessoas, reforçar a capacidade dos parceiros judiciais e policiais, ajudar os deslocados internos e as pessoas afectadas pela violência, bem como promover a segurança alimentar, os princípios democráticos, os esforços anti-corrupção, o respeito pelos direitos humanos e a liberdade religiosa”, lê-se na nota.
A Subsecretária Zeya, irá depois viajar para Windhoek, Namíbia, a 21 de Julho onde, também, terá encontros com representantes do governo para discutir os esforços conjuntos para avançar com as prioridades globais partilhadas sobre alterações climáticas, crime transnacional, energia e direitos humanos, para reforçar a democracia e promover os direitos humanos de todos os indivíduos, combater o tráfico de seres humanos, ajudar os refugiados, e promover a segurança regional.
“Durante a sua visita, reunir-se-á ainda com membros da sociedade civil, bem como com jovens líderes políticos e da sociedade da Namíbia para ouvir a visão deles sobre o futuro de Namíbia e da parceria com os Estados Unidos”, indica o comunicado.
Depois, Irá visitar um campo de refugiados e o Waterburg Plateau Park da Namíbia, no âmbito da cooperação na componente de protecção da fauna bravia ameaçada de tráfico.