Canadá reafirma o seu compromisso de continuar a apoiar Moçambique para o restabelecimento de uma paz definitiva, elemento fundamental para o desenvolvimento de um Estado.
O compromisso foi renovado hoje, em Maputo, pela alta comissária do Canadá, Caroline Delany, minutos após uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e que marcou o fim do seu mandato de quatro anos em Moçambique.
“Felicitamos Moçambique pelos importantes passos alcançados no processo de paz. Para o Canadá, tem sido uma honra trabalhar com o secretariado do processo de paz para apoiar a implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo. Por isso, aproveito esta oportunidade para reiterar o nosso compromisso de continuar a apoiar Moçambique na sua jornada em direcção à uma paz definitiva”, disse.
Segundo Delany, durante a sua estadia em Moçambique testemunhou a deterioração da situação de segurança na província nortenha de Cabo Delgado, daí que o seu país está solidário com o governo e povo moçambicano e encoraja uma resposta abrangente e integrada à insurgência.
“Uma resposta que demonstra a todos os moçambicanos que a comunidade internacional e o governo de Moçambique estão a trabalhar todos os dias para os ajudar a cuidar das suas famílias, a alimentar os seus filhos e a abordar questões relacionadas com violações dos direitos humanos, incluindo a exploração e abuso sexual, uniões prematuras, e o recrutamento de crianças-soldado”, salientou.
Noutras notas, felicitou Moçambique pela sua eleição como Membro Não Permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Segundo a diplomata, com a sua eleição Moçambique estará bem posicionado para influenciar a resposta global nestes tempos difíceis.
“É um momento difícil no mundo. A invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia é um desafio à ordem internacional baseada em regras e tem causado uma crise global na cadeia alimentar e insegurança alimentar, para não mencionar a inflação e uma crise económica complexa”, lamentou.
Assegurou que o governo do Canadá está empenhado em apoiar Moçambique e a região da África Austral à medida que o mundo navega através destes desafios.
O Canada também felicitou Moçambique por alcançar a paridade de género ao nível do Executivo.
“O Canadá tem um governo feminista, e como nação acreditamos que a igualdade de género é essencial para a redução da pobreza. Por isso, aproveito a oportunidade para felicitar ao governo por alcançar a paridade de género ao nível do executivo”, enfatizou