O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) adverte que vai continuar firme no combate à todos os fenómenos criminais intimamente associados à imigração ilegal ou dela dependentes que, nos últimos tempos, preocupam sobremaneira as autoridades moçambicanas.
O compromisso foi renovado, esta segunda-feira, em Maputo, pelo director geral do SENAMI, Fulgêncio Seda, durante o lançamento da semana comemorativa alusiva aos 47 anos daquela instituição, que decorre sob o lema ‘SENAMI, 47 anos na Modernização dos Serviços e Combate a Imigração Ilegal’.
“No contexto da imigração ilegal, o SENAMI continuará sendo uma instituição firme no combate à todos os fenómenos criminais intimamente associados à imigração ilegal ou dela dependentes e que concorrem para que o nosso país entre na onda e no centro do crime organizado e transnacional’, disse.
Estes fenómenos, acrescentou Seda, são de natureza e complexidade transcendental às fronteiras nacionais dos Estados.
Explicou que ao se reflectir sobre os 47 anos do SENAMI ter-se-á como referência o controle do movimento migratório através das fronteiras, fiscalização da entrada e permanência e saída de cidadãos estrangeiros no país, emissão de documentos de identificação, bem como de viagem para cidadãos nacionais e estrangeiros.
‘Durante esta semana também olharemos para como melhorar a imagem institucional no que se refere ao bem servir ao cidadão, para que os estrangeiros e nacionais que se movimentam através dos postos de travessia, encontrem no agente do SENAMI um serviço de excelência’, referiu.
Assegurou que a instituição que dirige vai prosseguir com a modernização dos serviços no âmbito do processo de desenvolvimento institucional, algo que já é visível através operacionalização e digitalização destes serviços.
Durante a semana comemorativa foram programadas diversas actividades que vão decorrer em todo o país com destaque à instalação de brigadas móveis de emissão de Bilhetes de Identidade (BI’s) e passaportes, realização de inspecção e fiscalização migratória, entre outras actividades.