O Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia ofereceu a Moçambique diverso material destinado a crianças carenciadas e vítimas do terrorismo que assola alguns distritos da província nortenha de Cabo Delgado.
Trata-se de material escolar, desportivo, entre outro, canalisado ao Ministério do Género, Criança e Acção Social, através da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano.
O donativo enquadra-se na ajuda humanitária que a AR recebeu da Presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia, Valentina Matvienko, durante a visita oficial que efectuou a AR a 30 de Maio passado.
‘Das ofertas, olhamos com particular carinho as destinadas às crianças e aos nossos concidadãos, de um modo geral, vítimas do terrorismo’, disse o 1º vice-Presidente da AR, Hélder Injojo.
Por sua vez, a ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, agradeceu o gesto e sublinhou que o sector de protecção social sempre assumiu com agrado o apoio prestado pela AR.
‘Senhor 1º vice-Presidente da Assembleia da República, o sector de protecção social tem apreciado com agrado o apoio que a Assembleia da República nos tem dado na formulação de leis e princípios que protegem aos nossos mais pequenos, aos nossos idosos, às pessoas que vivem com deficiência e às nossas mulheres’ disse Nyeleti Mondlane.
Segundo Mondlane, as crianças vítimas do terrorismo, em Cabo Delgado, precisam de uma atenção especial. “Toda a ajuda é bem-vinda para salvaguardar os direitos das mesmas”.
“Sentimos que devido às acções terroristas em Cabo Delgado, as nossas crianças precisam de muito mais amparo. Fazemos o possível e sabemos que as nossas famílias são o primeiro guardião para a protecção das nossas crianças. Todo o bom gesto que a sociedade e os nossos amigos além-fronteiras sintam para ajudar e que podem nos encorajar e nos fortalecer é muito bem-vindo’, sublinhou Nyeleti Mondlane.