O Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS), órgão de consulta sobre aspectos de segurança em Moçambique, encoraja as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a prosseguirem com suas acções, no teatro operacional norte, para acabar com o terrorismo em Cabo Delgado.
O facto ocorreu hoje, em Maputo, na reunião ordinária do órgão, sob direcção do Presidente da República e Comandante-Chefe das FDS, Filipe Nyusi.
O encontro teve como pontos de agenda, dentre outros, a situação da ordem e segurança públicas, a avaliação do desempenho da Força Local, e a promoção de membros das FDS, indica um comunicado de imprensa da Presidência da República enviado hoje à AIM.
O órgão congratulou as FDS pelo esforço abnegado na reposição da ordem e segurança públicas no teatro operacional norte, facto que culminou com a desactivação da base de Catupa e o enfraquecimento da acção dos terroristas.
A nota refere que o CNDS encorajou as FDS e seus parceiros a envidarem esforços no sentido de garantir a manutenção da paz e segurança das populações e seus bens.
O órgão manifestou preocupação pelo elevado índice de sinistralidade rodoviária, facto que tem semeado luto nas famílias moçambicanas e provocado danos materiais avultados.
“Assim, o órgão instou às instituições competentes a reforçarem medidas de fiscalização, bem como a responsabilização dos prevaricadores do Código de Estrada e outros instrumentos legais”, lê-se no comunicado.
O CNDS saudou o desempenho e o sentido patriótico da Força Local na Província de Cabo Delgado, o que concorre para a melhoria da segurança das populações nos distritos afectados pelo terrorismo.
No quadro da revitalização das FDS, nos termos da Lei nº 13/2019 de 23 de Setembro, o órgão pronunciou-se favoravelmente à promoção dos oficiais das FDS para o desempenho de tarefas a vários níveis.