O Núcleo da Rede da Mulher Autarca do Município de Maputo (NRMAMM) afirma que a igualdade de género nas autarquias e governos provinciais pode ajudar para a reduzir a pobreza o estimular o desenvolvimento de Moçambique.
As mulheres autarcas reconhecem que, paulatinamente, estão a conquistar o seu espaço, mas querem mais.
O desiderato foi expresso hoje, em Maputo, pela presidente do NRMAMM, Despedita Bento, durante um workshop que tinha por objectivo discutir o papel das mulheres autarcas e líderes no desenvolvimento da urbe.
Foi também um momento para reflectir sobre os direitos das mulheres e sua participação no processo de desenvolvimento político, económico e social da cidade e do país.
“Temos notado que a mulher autarca do nosso município se tem desdobrado em actividades tendentes a promover a inclusão da mulher e o seu empoderamento, não só ao nível dos órgãos governativos, mas também na libertação de iniciativas de geração de renda para a sua independência financeira, mas é possível fazermos isso também a nível das nossas autarquias locais e dos governos provinciais”, disse.
Anotou que a mulher tem-se desdobrado ainda no desenvolvimento de actividades sociais, educação cívica das populações no âmbito do combate à Covid-19 e outras doenças de notificação obrigatória, bem como na assistência a populações vulneráveis sem distinção de género.
Despedita Bento comprometeu-se a lutar para influenciar a implementação de políticas económicas e sociais que apoiem o empoderamento económico das mulheres, e para mais oportunidades e voz para as mulheres.
Comprometeu-se ainda em criar ambientes propícios para que elas possam exercer a liderança e tomada de decisão, transformar a economia informal das mulheres em formal e fortalecer o papel do sector privado no empoderamento económico das mesmas.
Destacou estas oportunidades para demonstrar o papel histórico que as mulheres desempenharam na sociedade e o carácter delas como pioneiras capazes de construir e liderar o desenvolvimento.
O presidente da Assembleia Municipal, Samuel Mudumela, saudou em representação do presidente do Conselho Municipal de Maputo, todas as mulheres pela sua dedicação pelo contributo no seu empoderamento, bem como na luta contra a discriminação e violência baseada no género.
“Exortamos a mulher autarca, particularmente a do nosso município a prosseguir com a promoção de iniciativas conducentes ao empoderamento da mulher. Não baixem a guarda, consolidem o espaço que por mérito próprio já conquistaram”, encorajou.
Por seu turno, a vice-presidente da agremiação, Isabel Macie disse que o empoderamento da mulher ainda é um desafio que deve ser consolidado.
“Ainda há vários desafios que afectam a mulher na área social, económica e nós temos este papel de apoiar a mulher para o seu desenvolvimento. Esta é também uma oportunidade para ouvirmos o que as mulheres estão a fazer e que diferença trazem, para isso, vamos criar momentos constantes de interacção com a mulher para percebermos quais são os seus problemas, oportunidades que existem, para abrirmos a mente uma das outras”, avançou.
O encontro, dirigido pela Presidente do Núcleo contou com presença de cerca de 80 mulheres de diferentes extractos sociais dentre eles, membros da Assembleia Municipal, vereadoras, dirigentes de instituições de crédito, líderes comunitárias e de Organizações Não-Governamentais.