A empresa pública de Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou hoje a oferta de 500 intervenções cirúrgicas para a remoção de catarata, no âmbito da sua responsabilidade social.
Anunciou o facto o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Marcelino Gildo, durante a gala comemorativa dos 45 anos da empresa, acto que teve lugar em Maputo e contou com a presença do Chefe de Estado, Filipe Nyusi.
“Essa celebração é para nós, trabalhadores da EDM, muito especial e queremos comemorar com todos os moçambicanos a quem dedicamos toda a nossa energia para o seu bem-estar, disse o PCA, antes de anunciar esta e outras ofertas por ocasião do evento.
Sendo assim, anunciou, “decidimos no âmbito da nossa responsabilidade social, oferecer 500 intervenções cirúrgicas de remoção de catarata, devolvendo a visão aos que necessitam”.
Explicou que o gesto agrega a missão da EDM de dar a luz a quem vive na escuridão.
Garantiu que as cirurgias vão acontecer ainda este ano em unidades sanitárias de todas as províncias, numa acção coordenada pelo Ministério da Saúde (MISAU).
Na mesma ocasião, Marcelino Gildo anunciou o apoio da empresa à formação de 200 raparigas no curso de electricidade instaladora em instituições de formação profissional, pré-seleccionadas em todo o país.
Anunciou ainda a atribuição de bolsas de estudo a 40 raparigas que, no fim do curso, vão integrar o quadro técnico da EDM.
“Esperamos com estas actividades promover equidade de género na empresa, incentivar o acesso à educação e empoderamento da mulher numa área que, para além de ser do nosso domínio de interesse, cria oportunidades de auto-emprego e promove mais conhecimento sobre electricidade, numa altura que a EDM é desafiada a alcançar a meta de acesso universal à energia até 2030”, sustentou.