A Embaixada da Noruega e o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF) assinaram, esta terça-feira, em Maputo, um acordo de financiamento no valor de 10 milhões de dólares para apoiar um projecto de aprendizagem, protecção e empoderamento de crianças e adolescentes no norte de Moçambique.
Com a duração de três anos, o projecto será implementado pelo UNICEF nas províncias de Cabo Delgado e Nampula.
Com este projecto, pretende-se apoiar cerca de 50 mil crianças e adolescentes, entre os seis e 19 anos que estão fora da escola (48 por cento rapazes, 52 por cento raparigas), nas zonas rurais das duas provìncias, afectadas pela situação humanitária, com o objectivo de quebrar as barreiras que as impedem de desenvolver o seu potencial.
O memorando de entendimento foi rubricado pelo Embaixador do Reino da Noruega, Haakon Gram-Johannessen, e pela Representante da UNICEF em Moçambique, Maria Fornara.
Falando na ocasião, o embaixador do Reino da Noruega reiterou o compromisso do seu país de trabalhar com o governo de Moçambique em projectos que contribuam, dentre outras prioridades, para a construção da paz e coesão social.
“Este projecto visa, entre outras coisas, fornecer acesso a um ambiente de aprendizagem seguro por meio da reabilitação de escolas e do estabelecimento de centros polivalentes onde crianças e jovens podem se reunir para aprender habilidades para a vida e para assistência e aconselhamento no geral”, explicou.
Segundo o diplomata, para fazer a diferença em sociedades assoladas por conflitos, “há necessidade de investimentos a longo prazo que habilitem às crianças e adolescentes como agentes de mudança”.
“Esta é a melhor maneira de garantir que os direitos humanos e a igualdade de género sejam a base para a coesão social e a construção da paz”, vincou.
Por sua vez, a Representante da UNICEF em Moçambique agradeceu o apoio e disse que vai mitigar o impacto da crise humanitária no território moçambicano, no seio das comunidades e, em particular, das crianças.
“Os cerca de 10 milhões de dólares americanos permitirão ao UNICEF trabalhar em estreita colaboração com o Governo de Moçambique para apoiar o trabalho directamente com as crianças, e comunidades, e com os prestadores de serviços, para assegurar a implementação de abordagens de aprendizagem e protecção de qualidade centradas nas crianças dos 6 aos 12 anos de idade”, disse Fornara.
“Ao mesmo tempo, os recursos permitirão ao UNICEF implementar intervenções com adolescentes vulneráveis, trabalhando através de plataformas comunitárias e enfrentando barreiras sistemáticas que dificultam a aprendizagem e protecção de crianças entre 13 aos 18 anos de idade”, acrescentou.
O Secretário Permanente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Abel Assis, que testemunhou o evento, disse que o financiamento da Noruega representa o compromisso dos parceiros de cooperação no combate à pobreza em Moçambique.
“O acordo que acabamos de testemunhar é a demonstração inequívoca do alinhamento e da coordenação existentes entre os diferentes parceiros e entre estes e o Governo moçambicano, no âmbito das sinergias necessárias para permitir uma maior eficiência e eficácia das nossas acções de resposta humanitária e de combate à pobreza”, afirmou.