O chefe da brigada central do partido Frelimo de assistência à província de Nampula, Eneias Comiche, condenou os ataques recentes protagonizados por terroristas no interior dos distritos de Eráti e Memba, que se saldarem, em pelo menos, seis mortes, destruição de infra-estruturas e deslocação de centenas de pessoas.
Eneias Comiche, fez estes pronunciamentos, neste sábado, na cidade de Nampula, onde se encontra a dirigir os trabalhos da 12ª conferência provincial que hoje termina e que deverá eleger os novos órgãos do partido no poder em Moçambique.
“Condenamos e repudiamos veementemente estas acções dos terroristas que semeiam o luto e dor e provocam incerteza, desespero e medo no seio das comunidades”, afirmou.
O dirigente partidário apelou os cidadãos, em toda a extensão do território nacional, a manterem-se vigilantes.
“Reiteramos a necessidade de continuarmos permanentemente vigilantes e denunciar qualquer movimento suspeito, sobretudo aos jovens que são o alvo destes terroristas”, sublinhou.
Às Forças de Defesa e Segurança (FDS) Comiche encorajou para continuarem com as acções que garantam a ordem, segurança e defesa do país.
Comiche deixou elogios a forma como decorreram as eleições internas a todos os níveis na província de Nampula, destacando que tal só demonstra a coesão, unidade interna e o alto sentido de responsabilidade dos membros do seu partido.
“Devemos garantir a defesa e manutenção das conquistas mais gloriosas do povo moçambicano, como são a independência e unidade nacional, a paz e estabilidade política, bem como manter o país na rota do desenvolvimento económico e social”, detalhou.
O actual Primeiro Secretário do Comité Provincial do partido Frelimo, em Nampula, Luciano de Castro, que concorre sozinho, assumiu que uma das metas do futuro é resgatar os municípios perdidos para a oposição nas últimas eleições autárquicas.
A 12ª conferência provincial do partido Frelimo, em Nampula, tem o seu término previsto para este domingo.