O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que durante o reinado da malograda Rainha Elizabeth II, “Moçambique desfrutou de muito boas relações com o Reino Unido, tendo se filiado a Commonwealth como membro de pleno direito”.
A afirmação de Nyusi vem contida numa mensagem de condolências que endereçou ao Rei Charles III, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela morte da Rainha Elizabeth II, ocorrida esta quinta-feira (08), no Castelo de Balmoral, vítima de doença.
“Ao chorarmos a morte de uma Estadista e uma Soberana que perdurou e entregou a sua vida inteira ao serviço do Reino Unido, a Commonwealth e ao Mundo, com uma dedicação, dignidade, humildade sem paralelo e com grande paixão, gostaríamos de transmitir a solidariedade do povo moçambicano que tanto respeitava e acarinhava Sua Majestade por tudo quanto fez pelo reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação que prevalecem entre Moçambique e a Grã-Bretanha, bem como com a Commonwealth”, lê-se na mensagem.
Na nota de condolências, recebida hoje pela AIM, Nyusi afirma que a lealdade e sentido de missão de Sua Majestade para com o seu país e o mundo “constituem motivo de admiração”.
O Chefe do Estado moçambicano diz, na mesma comunicação, ter sido com profundo pesar que tomou conhecimento do desaparecimento físico de Sua Majestade Rainha Elizabeth II.
“Em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de endereçar as nossas sentidas condolências a Sua Majestade Rei Charles III e à família real, ao Povo e ao Governo do Reino Unido e a toda a Commonwealth pela perda irreparável de Sua Majestade. Partilhamos a Vossa perda e dor, por conseguinte, sentiremos eternas saudades de Sua Majestade Rainha Elizabeth II e estamos convosco em preces e pensamentos”, sublinha Nyusi.
“Que o seu legado inspire a todos nós na Commonwealth e no Mundo, em geral, a construir sociedades mais justas, prósperas e unidas. Queira aceitar, Sua Majestade Rei Charles III, os protestos da minha mais elevada consideração e respeito. Que a Sua Alma Descanse em Paz Eterna”, conclui o Estadista moçambicano.
A rainha Elizabeth II, a monarca que permaneceu mais tempo no trono no Reino Unido, morreu em Balmoral aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos.