MAIS DE 170 PACIENTES DERAM ENTRADA NO HCM
Maputo, 26 Dez (AIM) – Um total de 175 pacientes padecendo de doenças gerais e traumas deram entrada nos Serviços de Urgências do Hospital Central de Maputo (HCM) durante as festividades do Natal.
Entretanto, a maior unidade sanitária do país considera que o Dia da Família foi caracterizado por muita calma.
Falando hoje, em conferência de imprensa para apresentar o balanço das últimas 24 horas, o médico chefe do Serviço de Urgências no HCM, Justino Madeira, disse que o número de entrados registou uma redução se comparado com o mesmo período do ano passado, que deram entrada 281 pacientes.
Destes 175 pacientes, 76 entraram por doença e 99 por trauma.
“Este número de doentes por trauma é um número elevado, tanto para os dias normais, assim como para um dia igual em 2021, pois, no ano passado, no dia 25 de Dezembro entraram 61 pacientes”, explicou.
Em termos de mecanismos de trauma, segundo a fonte, desses 99 pacientes, 13 foi por queda, contra cinco do igual período do ano passado, 32 por acidentes de viação, contra 27. Entraram também 27 pacientes por agressão física, contra 13 de igual período de 2021.
“Dessas agressões físicas, quatro foram por violência doméstica e uma delas é uma paciente de 27 anos e está grávida, sendo que, actualmente, está a receber cuidados a nível da maternidade”, explicou.
Tivemos também pacientes com queimaduras por líquido quente, mas não precisaram ficar internados, pois foram abordados ao nível do Banco de Socorros e tiveram alta no mesmo dia,” afirmou.
Ainda durante o Natal, o HCM registou dois óbitos a nível do Banco de Socorros, sendo um por trauma de acidente de viação, cujo paciente entrou com um traumatismo craniano encefálico grave e o segundo paciente perdeu a vida por doença geral
“Tivemos também 28 internados a nível do Banco de Socorros e 147 pacientes tiveram alta”, sublinhou.
Ainda durante o Natal, segundo Madeira, o HCM registou dois casos de ferimentos por arma branca, devido a ânimos alternados, alguns usaram garrafas e facas.
Em termos de balanço a nível da Pediatria, deram entrada um total de 54 pacientes, contra 128 do igual período do ano passado.
“Nesses 54, apenas nove ficaram internados e os outros tiveram alta. Infelizmente, a Pediatria registou um óbito de um menor que padecia de cancro e que veio a perder a vida”, lamentou.
Segundo a fonte, nos Serviços de Urgências de Ginecologia Obstetrícia foram apresentados 25 pacientes, uma redução para metade em relação ao ano de 2021, que registou 50 doentes.
Das 25 pacientes, cinco entraram nas Urgências de Ginecologia e 20 pela sala de parto.
No Bloco Operatório a nível do Banco de Socorros, o HCM teve um total de 11 para serem operados.
(AIM)
amq/dt