RESPONSÁVEIS DE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS CAPACITADOS EM MATÉRIA DE SALVAÇÃO PÚBLICA
Maputo, 27 Dez (AIM) – A ministra do Interior, Arsénia Massingue, desafia aos formandos de instituições públicas e privadas a serem delegados do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) nas instituições que representam tanto no domínio interventivo como no preventivo.
A titular da pasta lançou o repto hoje, em Maputo, durante a Cerimónia de Abertura do II Seminário de Protecção Contra Incêndios para Pontos Focais de Instituições Públicas e Empresas Estratégicas.
No evento serão ministrados temas como garantia de protecção contra incêndios; medidas de prevenção e combate à incêndios; evacuação em edifícios; medidas de auto protecção; papel dos pontos focais na redução do tempo do incêndio, uso e manejo de extintores de incêndio, entre outros.
“Nestes termos esperamos de vós que se sintam desde agora incumbidos e olheiros do SENSAP nas instituições que representais para facilitar a comunicação efectiva e eficiente em casos de sinistros e articular a comunicação em matéria de salvação pública tanto no domínio interventivo como no preventivo.
A governante salientou que, os incêndios que ocorrem em residências, mercados, armazéns entre outros são motivo de muita preocupação para o Ministério do Interior e em particular para o SENSAP, razão pela qual o presente seminário inclui forma de contribuir para o aprimoramento de prevenção e combate aos incêndios nas instituições.
Lamentou os eventos desastrosos que ocorreram nos últimos anos relacionados com incêndios particularmente no Hospital Central de Maputo (HCM), num infantário na Cidade de Chimoio, no edifício da Autoridade Tributaria de Moçambique (AT), na província de Tete, entre outros.
“Fazemos menção destes incêndios com o intuito de mostrar os efeitos nefastos dos mesmos e suscitar em vós a apetência de desenvolver uma profunda reflexão em torno destas matérias bem como a predisposição para assimilarem os conteúdos que serão leccionados durante este seminário
“Insto para que se construa e se consolide em vós o espírito sempre orientado pelos mais altos valores éticos e profissionais com os olhos fitos na preservação da vida humana, do edifício e do seu conteúdo, assim como do meio ambiente”, acrescentou.
Massingue recomendou aos participantes para replicarem os conteúdos do seminário aos outros colegas das instituições usando como veículo o diálogo ou sensibilização diária sobre a segurança institucional integrada.
“Influenciem os órgãos de difusão para a implementação de sistemas de protecção contra incêndios deste a colocação de extintores, kits de primeiros socorros, sinalização de emergência, formação de pessoal, entre outros componentes de protecção contra o incêndio”, disse.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG) /sg