Maputo, 07 Mar (AIM) – A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) recuperou mais de 18 milhões de meticais (cerca de 282 mil dólares ao câmbio corrente) de mercadoria diversa, nos primeiros dois meses do corrente ano, em resultado da cobrança de direitos e demais imposições aduaneiras sobre mercadorias apreendidas em todo o país.
O dado foi partilhado hoje (07), em Maputo, pelo porta-voz da instituição, Fernando Tinga, no acto da apresentação à imprensa de bebidas alcoólicas diversas, apreendidas segunda-feira, no Bairro Chamanculo, cidade de Maputo.
A apreensão em causa resultou de uma denúncia que indicava a existência de mercadoria acondicionada numa residência, suspeita de ter sido importada de forma irregular.
Tinga refere que na sequência da denúncia, “uma equipa de fiscalização da Autoridade Tributaria fez-se ao terreno e descobriu mais de 200 caixas de bebidas variadas, entre cervejas, vinhos e espirituosas”.
Quando confrontados pela AT seus proprietários da não conseguiram apresentar elementos que atestam a legalidade da importação desta mercadoria, que também não possui o selo de controlo fiscal, em violação ao dispositivo legal sobre a selagem obrigatória de bebidas alcoólicas.
Tinga aproveitou a oportunidade para apelar a todos os cidadãos a denunciarem quaisquer tentativas de contrabando ou comercialização de mercadorias que não tenham cumprido com as formalidades aduaneiras.
“Qualquer cidadão que souber da existência de mercadoria suspeita deve ligar para o número 1266 para poder proceder à denúncia. Nós mantemos o anonimato e sigilo, não nos preocupamos em conhecer a identidade do indivíduo denunciante”, referiu.
(AIM)
sg