Nampula, 06 Mar (AIM) – Os crimes de roubo e furto estão numa tendência crescente nos bairros da periferia da cidade de Nampula, considerada a capital da região norte de Moçambique.
Na semana passada, acções coordenadas entre a Polícia da República de Moçambique (PRM) e o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) culminaram na neutralização de dez meliantes envolvidos em roubos e assaltos a residências, estabelecimentos comerciais e na via pública.
De Janeiro a esta parte, as autoridades policiais registaram 380 furtos e 355 roubos.
A porta-voz do SERNIC, em Nampula, Enina Tsinine, informou que as operações irão continuar para dissuadir o cometimento destes crimes que considera um autêntico desafio à Polícia.
“Chamar a atenção para que parem com estas atitudes porque estamos preparados para neutralizar os meliantes”, alertou.
A fonte adiantou que as acções dos malfeitores se concentram em alguns bairros da periferia da cidade.
“Na verdade, toda a cidade está a ser visada por estes assaltantes, mas os bairros mais críticos são os de Murrapaniua, Mutahuanha, Muhaivire e Natiquiri, todos na zona periférica”, disse.
Enina Tsinine referiu ainda que “tivemos uma onda de assaltos com destaque para arrombamento a residências, daí que desencadeamos acções que terminaram com a detenção destes que estamos aqui a apresentar, alguns conseguiram fugir, mas continuamos no encalço deles”.
Em relação ao indivíduo envolvido no caso das drogas apreendidas no passado mês de Fevereiro, na Ilha de Moçambique, a fonte informou que a busca para a detenção do foragido, conhecido como “Abibo”, continuam.
Por seu turno, o porta-voz da PRM, no comando provincial, Zacarias Nacute, revelou que está em curso uma operação para a detenção dos envolvidos no assassinato recente de um policial, num dos bairros da cidade de Nampula.
“O caso do agente da polícia morto, a PRM e o SERNIC estão a investigar para que se descubra quem praticou o crime para que possa responder pelo acto cometido”, afiançou.
Na mesma ocasião, Nacute advertiu os criminosos: “Avisar a todos os delinquentes que a PRM em coordenação com o SERNIC está a levar a cabo um trabalho operativo contra os infractores da lei. Desde já fica o alerta de que seremos contundentes”.
Na cidade de Nampula, são frequentes as queixas de assaltos, arrombamentos, roubos e vandalização de viaturas, por ladrões conhecidos como os “homens-águia”, pela rapidez e ousadia com que perpetram as suas acções malévolas.
Há também relatos de que quadrilhas, compostas por mais de dez elementos, dedicam-se a aterrorizar os residentes, particularmente dos bairros suburbanos, onde actuam com recurso a catanas e outros instrumentos contundentes para lograrem os seus intentos.
(AIM)
Rosa Inguane(RI)/dt