‘FREDDY’ DEIXA 30 MIL CLIENTES DA EDM SEM ENERGIA ELÉCTRICA NA ZAMBÉZIA
Maputo, 11 Mar (AIM) – Cerca de 30 mil famílias nos distritos de Nicuadala e Namacurra na província da Zambézia, centro de Moçambique, ficaram sem energia eléctrica da rede pública, devido aos efeitos da tempestade tropical severa “FREDDY” que entrou naquele ponto do país na madrugada deste sábado (11).
O corte no fornecimento da corrente eléctrica foi provocado pela queda de pouco mais de 30 postes nas linhas Nicuadala-Namacurra, e Quelimane-Zalala, afectando, igualmente, o Hospital Provincial de Quelimane, o que complicou os serviços essenciais naquela unidade hospitalar.
Os danos preliminares do impacto do FREDY foram fornecidos este sábado (11) à Radio Moçambique (RM), pela directora da Área de Serviços ao Cliente em Quelimane, a nível da EDM, Maria Quipisso.
“Postes encima de casas e linhas de corrente eléctrica no chão é o que podemos dizer neste momento. Não é possível fazer grandes operações, mas estamos a fazer de tudo para ver se alimentamos o hospital”, disse a directora.
A fonte da EDM disse que ainda decorre, no terreno, a contagem dos danos, sendo que a sua reparação só pode ser feita depois da passam da tempestade, numa altura em que estão sem energia eléctrica os distritos da Maganja da Costa, Pebane e Mucubela, respectivamente.
Ainda este sábado espera-se que a tempestade entre na província nortenha de Nampula pelo distrito de Moma, onde estão posicionadas equipas do Instituto de Gestão de Riscos e Desastres (INGD) e quadros do Instituto de Meteorologia para monitorar a situação.
Refira-se que já há registo de pelo menos uma morte ocorrida este sábado (11) no distrito de Quelimane, na província da Zambézia, devido a tempestade tropical severa.
O incidente ocorreu na localidade de Zalala, distrito de Quelimane, quando uma residência em que a vítima se encontrava desabou.
(AIM)
PC/mz
(AIM)