Maputo, 11 Mar (AIM) – Pelo menos uma pessoa morreu este sábado (11) no distrito de Quelimane, província da Zambézia, centro de Moçambique, devido a tempestade tropical severa “FREDDY”.
O incidente ocorreu na localidade de Zalala, distrito de Quelimane, quando uma residência em que a vítima se encontrava desabou.
Dados preliminares avançados na manhã deste Sábado pela Rádio Moçambique (RM), citando fontes oficiais, apontam, ainda, para a destruição de outras infra-estruturas.
Uma escola primária local também não resistiu aos efeitos da tempestade, igual situação aconteceu com uma torre que caiu com um tanque de água com capacidade para 25 mil litros.
“O ciclone já está a causar danos, uma escola primária já não existe, desabou, e uma residência caiu causando a morte de uma pessoa”, explicou o chefe da localidade de Zalala.
Sobre o “tanque” de água, a fonte disse que ficou danificado de tal forma que “já não se pode aproveitar”.
Quanto a cidade de Quelimane, a RM noticiou que várias residências e artérias enfrentam muita água e algumas ruas encontram-se bloqueadas devido a queda de árvores, entre outras situações, e algumas zonas estão sem corrente eléctrica.
A última avaliação indica que na situação mais grave, o impacto da tempestade poderá atingir, na Zambézia, cerca de 170 mil pessoas.
(AIM)
mz