Maputo, 12 Mar (AIM) – A passagem da Tempestade Tropical Severa ‘Freddy’ pelo território mocambicano deixou mais de 100 cidadãos sem energia, nas regiões centro e norte, anunciou hoje a empresa Electricidade de Moçambique (EDM).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) a tempestade atingiu a costa moçambicana na manhã de sábado acompanhada de ventos com 190 quilómetros por hora e rajadas até 250 quilómetros por hora.
”Neste momento são cerca 100.000 clientes que continuam sem energia eléctrica. As equipas técnicas multissectoriais da EDM continuam no terreno para garantir, com maior brevidade possível, a reposição do fornecimento normal de energia eléctrica às zonas ainda afectadas”, refere um comunicado da empresa emitido na tarde deste domingo.
A EDM lamenta o facto de a prevalência das chuvas, e ventos fortes estar a condicionar realização dos trabalhos de reposição do fornecimento de energia eléctrica.
Entretanto, informa aos seus estimados clientes e ao público em geral que foi restabelecido pelas 09h00 de hoje o fornecimento de energia eléctrica a toda região norte do país, que havia sido interrompido devido a chuvas e ventos que se registam naquele ponto, causados pelo Freddy.
No entanto, uma parte da província da Zambézia continua sem energia eléctrica, nomeadamente, toda cidade de Quelimane, os distritos de Namacurra, Nicoadala, Pebane, Mocubela e Maganja da Costa, o posto administrativo de Macuse e a zona de Licuar.
Já na cidade da Beira destacam-se os bairros de Macurrungo, Estoril, Munhava, Porto de Pesca, Pioneiros, Ponta Gea, Chota, Manga, Régulo Luís e Terminal de carvão que estão sem energia eléctrica devido a inundações na Subestação da Munhava, causado por chuvas intensa que se registam em Sofala.
Face a destruição de infra-estruturas, a EDM recomenda a observância rigorosa de medidas de prevenção e segurança, tais como, evitar estar próximo de qualquer equipamento eléctrico, evitar tocar nos cabos eléctricos ou postes, controlar as crianças para não brincarem perto das infra-estruturas danificadas, entre outras.
A EDM recomenda ainda a população para evitar manusear aparelhos e equipamentos eléctricos com o corpo molhado ou descalço, não utilizar ferramentas eléctricas ao ar livre em condições de humidade e mesmo em caso de interrupção no fornecimento de energia, todas as instalações devem ser consideradas como estando permanentemente em tensão.
Entretanto, a EDM continua a monitorar os danos causados pelo Ciclone Tropical Freddy e agradece a colaboração de todos na identificação e comunicação de todas as anomalias observadas nas infra-estruturas eléctricas em qualquer local do país.
Ainda na tarde deste domingo, o INAM anunciou que o sistema ‘Freddy’ enfraqueceu para o estágio de Tempestade Tropical Moderada com ventos de 65 km/hora e rajadas de 95km por hora.
O sistema desloca-se para o interior da província da Zambézia em direcção ao distrito de Morrumbala com velocidade de 9 km/h.
As projecções Indicam que o sistema irá enfraquecer nas próximas horas para o estágio de depressão tropical com ventos fortes e chuvas moderadas a forte, localmente muito forte e trovoadas severas, nos distritos acima indicados. Por isso, o INAM recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança.
(AIM)
sg