
Blantyre, 14 Mar (AIM) – O Departamento de Gestão de Desastres do Malawi informou, esta terça-feira, que o número de mortos, associadas com a passagem da tempestade tropical “Freddy” subiu de 99 para 190 nas últimas 24 horas.
As chuvas torrenciais que continuam a assolar o país estão a dificultar as operações de resgate.
Em comunicado, o departamento diz ainda que, numa altura em que chuvas torrenciais continuam a assolar o país, há ainda a registar 584 feridos e 37 pessoas desaparecidas.
Em Blantyre, capital económica do país, e o distrito mais afectado, as inundações e chuvas danificaram estradas e pontes, o que está a dificultar as operações de salvamento.
Segundo Estere Tsoka, especialista em emergências da UNICEF no Malawi, está a ser difícil levar ajuda às pessoas afectadas.
‘É uma operação desafiante, pois tem havido deslizamentos e, por isso, as pessoas estão a ficar presas nessas acumulações de lama’, disse citado pela agência DW.
Esta segunda-feira, o Ministério dos Recursos Naturais e Alterações Climáticas advertiu que o ciclone ‘continuará a causar chuvas torrenciais acompanhadas com rajadas e ventos fortes’.
O Departamento de Gestão de Catástrofes também advertiu que o ciclone poderá provocar precipitações acumuladas entre 400 e 500 milímetros no sul do país antes de perder força na quarta-feira.
Este é o mesmo fenómeno que atingiu Moçambique no fim-de-semana onde fez pelo menos 20 mortos e 24 feridos.
(AIM)
DW/sg