
Nyusi profere comunicação à nação na sequência da passagem do ciclone tropical “Freddy”
Maputo, 15 Mar (AIM) – Pelo menos 53 pessoas morreram vítimas do “Freddy” na província da Zambézia, a mais afectada pelo ciclone tropical, que também destruiu total e parcialmente centenas de habitações e infra-estruturas sócio-económicas, incluindo escolas e unidades sanitárias.
Segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, que esta quarta-feira efectuou uma visita de trabalho à Zambézia para se inteirar da situação, explicou que os óbitos foram causados por desabamento de casas, afogamento e queda de árvore, entre outros.
O Chefe de Estado moçambicano anunciou estes dados numa Comunicação à Nação, na sequência do ciclone Freddy que, desde sábado, vem fustigando as regiões centro e norte do país.
“Infelizmente, temos a reportar, até ao momento, a ocorrência de 53 mortes nesta província”, anunciou Nyusi, reiterando que se trata de dados preliminares.
A província registou, igualmente, a destruição parcial de 27.893 casas e 20.241 totalmente destruídas.
Na educação, há registo da destruição de 1.561 salas em 581 escolas, tendo afectado 122.812 alunos e 2.552 professores.
“Aqui na Zambézia quase todas as instituições de ensino superior sofreram e muitas ficaram sem tecto. No ensino técnico profissional, os institutos ficaram também sem tecto”, disse.
No sector da saúde, segundo o estadista, há registo de destruição de 52 unidades sanitárias, a maioria das quais na Zambézia.
Na agricultura, as chuvas intensas inundaram mais de 214 mil hectares de culturas diversas, bem como destruíram estradas, pontes, postes de energia, entre várias infra-estruturas.
Dados preliminares apontam que o ciclone “Freddy” afectou mais de 250 mil pessoas, que correspondente a cerca de 50 mil famílias.
A cidade de Quelimane, a mais afectada, contabiliza 49.150 pessoas desalojadas que se encontram acomodadas em 133 centros de acolhimento.
Face a esta situação, Nyusi apela à solidariedade de todos os moçambicanos para com as vítimas deste fenómeno natural.
(AIM)
dt/sg