Maputo, 16 de Março (AIM) – O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, defende que o partido no poder em Moçambique tem a obrigação de vencer as próximas eleições autárquicas agendadas para Outubro do ano corrente, bem como manter as autarquias sob sua gestão e resgatar as que estão sob o controlo da oposição.
Nyusi pretende igualmente que o partido no poder saia vitorioso nas 12 autarquias recém-criadas, para que aquela formação política continue a implementar a agenda de desenvolvimento do país.
A pretensão foi expressa hoje, na cidade da Matola, durante a abertura do Seminário de Capacitação dos Membros do Comité de Verificação, alargado aos primeiros Secretários Provinciais.
“O nosso partido tem o desafio de manter a governação nas 44 autarquias sob nossa gestão, resgatar as nove sob gestão da oposição e vencer nas novas autarquias criadas”, disse Nyusi.
Exortou ao Comité de Verificação para conduzir com transparência o processo de eleição dos candidatos a vários níveis dos órgãos autárquicos a começar pelos cabeças de lista, tendo sempre como guia os estatutos do partido.
“Para além da observância da legalidade, é fundamental que a análise dos requisitos seja guiada pela transparência e justiça. Não queremos reclamações sobre o processo. Mas isso só é possível quando há um bom trabalho na base”, afirmou.
Disse esperar que das eleições internas do partido, saiam candidatos com perfil adequado às exigências e desafios do país, pessoas capazes de atrair o voto dos eleitores para assegurar uma vitória expressiva da Frelimo.
Nyusi considera as VI Eleições Autárquicas de Outubro próximo como o momento de extrema importância no ciclo político nacional, de afirmação do país e confirmação da democracia.
(AIM)
Paulino Checo (PC) /sg