
0323PEX – PETRÓLEO E GAS/MOÇAMBIQUE PODERÁ ARRECADAR 95 BILHÕES USD NOS PRÓXIMOS ANOS
Maputo, 21 Mar (AIM) – Moçambique poderá arrecadar, nos próximos 30 anos, cerca de 95 bilhões de dólares norte-americanos (USD) provenientes da exploração de recursos naturais, especificamente o petróleo e gás de que o país dispõe.
A informação foi avançada hoje (21), em Maputo, pelo presidente da Comissão do Plano e Orçamento (CPO) da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, António Niquice, durante a auscultação pública sobre a lei que cria o Fundo Soberano.
Niquice sublinhou que o país está prestes a ingressar as cinco grandes economias produtoras de quantidades de gás “imensuráveis”.
“Moçambique está para fazer parte das cinco grandes economias que detém quantidades incomensuráveis do gás natural. Estamos a falar de 180 trilhões de m³ de gás que são reservas bastante significativas”, referiu.
O parlamentar assume a quantia elevada do montante previsto, pelo que justifica o facto com a gestão a ser atribuída ao Fundo Soberano.
“É muito dinheiro em previsão, e há modelos que visam garantir uma maior transparência e gestão sustentável desses recursos, caso do fundo soberano”, apontou.
Por sua vez, o director executivo do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), Hermenegildo Mulhovo, reconheceu que o valor não lhe espanta considerando o crescimento que o país tem registado nos últimos anos.
“Temos assistido, nos últimos 20 anos, um sector extractivo crescente que influencia as estatísticas do crescimento do país. Olhando para frente, pelos números que temos, há perspectivas de que o sector cresça ainda mais, influenciando, sobremaneira, o crescimento económico do país”, argumentou.
Acrescentou que até 2047 poderá se arrecadar, anualmente, na Bacia do Rovuma, cerca de 750 milhões USD.
De acordo com Mulhovo, “isto demonstra a relevância deste sector, mas também levanta muitas expectativas em torno da sua contribuição para o desenvolvimento do país”.
O Fundo Soberano é um instrumento que visa assegurar que as receitas provenientes da exploração dos recursos minerais estimulem o desenvolvimento social e económico do país.
(AIM)
Custódio Cossa (CC) /mz
(AIM)