Maputo, 26 Mar (AIM) – As inundações provocadas pelas chuvas fortes registadas durante a passagem da tempestade tropical “Freddy”, na província central de Manica, em Moçambique, resultaram na perda de perto de dois mil hectares de culturas diversas por arrastamento.
Os distritos mais afectados são os de Tambara, Guro, Macate, Sussundenga e Mossurize.
A informação foi avançada sábado, pelo director provincial de Agricultura e Pescas em Manica, Ernesto Lopes, durante o programa Linha Directa da Rádio Moçambique, quando falava sobre as acções em curso para restabelecer o curso normal da vida dos afectados.
“Aqui aconteceram três cenários. Primeiro foram inundações, segundo acamamento das culturas e terceiro arrastamento das culturas. Assim, ficaram afectadas cerca de 8.164 hectares, dos quais foram perdidos 1.813”, disse.
Sublinhou que “os 1.813 hectares que estão completamente perdidos fazem parte as culturas afectadas pelo terceiro cenário que é o arrastamento”, onde se destacam as culturas de milho e gergelim.
Ao impacto das chuvas, acresce a perda de 71 cabeças de gado bovino, 21 caprinos e dois tanques de alevinos vermelhos.
Sobre a assistência que está a ser concedida às famílias afectadas para a recuperação das culturas perdidas, Lopes referiu que a Direcção Provincial já elaborou um plano de contingência para o efeito.
“Precisamos de cinco toneladas de sementes. Sentamos com os nossos parceiros e já existem algumas soluções a vista. Para o efeito, são necessários 270 mil quilos de sementes diversas entre cereais e hortícolas, porque sabemos que estamos a entrar agora na segunda época da sementeira e o forte é a produção de hortícolas”, referiu.
Outras necessidades incluem 135 ramas de batata-doce e 55 mil estacas de mandioca.
A fonte referiu que o processo depara-se com algumas dificuldades para chegar ao distrito de Tambara para entregar alguns kits de semente e algum equipamento para os agricultores começarem a lançar a sua produção, devido a degradação das vias de acesso.
A fonte frisou para o presente ano as autoridades projectam uma produção de 4,3 milhões de toneladas de culturas diversas, numa área de 1,2 milhões de hectares.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG) /sg
(AIM)