Maputo, 31 Mar (AIM) – O número de mortos provocados pelo ciclone Freddy pode ultrapassar 1.200 no Malawi, à medida que as esperanças de encontrar sobreviventes diminuem.
O ciclone que se dissipou em meados de Março em curso após grandes inundações e deslizamentos de terra matou pelo menos 676 pessoas no Malawi, o epicentro do desastre.
No entanto, o departamento de gerenciamento de desastres do Malawi, o mesmo que INGD em Moçambique, diz que as probabilidades de encontrar 538 pessoas desaparecidas há mais de duas semanas após o desastre são poucas.
Segundo Charles Kalemba, chefe do departamento de gerenciamento de desastres do Malawi, citado pelo AfricaNews, garantiu que as operações de busca com cães farejadores continuam em outros lugares com a excepção do Blantyre depois de se descartar a possibilidade de encontrar sobreviventes.
“Como a equipe no terreno nos informou que eles fizeram o seu melhor, dado o número de dias que se passaram, as probabilidades de encontrarmos pessoas vivas são poucas e é por isso que vamos esperar que a polícia declare quando podemos considerar que as pessoas desaparecidas estão mortas”, disse Kalemba.
O porta-voz da polícia, Harry Namwaza, informou à AFP (agência francesa de noticias, esta quinta-feira, que a decisão de considerar os desaparecidos como mortos ainda é prematura.
“A polícia e o exército continuam as buscas. Quando terminarmos este processo, chegará a hora de declarar os desaparecidos presumidos mortos”, disse Namwaza.
Acrescentou ainda que não sabe quanto tempo a busca vai levar devido a inacessibilidade de alguns lugares.
Refira se que o ciclone Freddy formou se no início de Fevereiro na Austrália com excepcional longevidade fez uma travessia sem precedentes de mais de 8.000 km de leste a oeste no Oceano Índico.
Fez um trajecto raramente registado por meteorologistas, atingindo Madagáscar e Moçambique pela primeira vez no final de Fevereiro, tendo novamente em Março atingido os dois países, incluindo Malawi.
Segundo a ONU, Freddy também matou 165 pessoas em Moçambique e outras 17 em Madagáscar.
(AIM)
Zt/mz