Lisboa, 01 Abr (AIM) – A manifestação pelo direito à habitação realizada em vários pontos de Portugal acabou em confrontos com a polícia, no Martim Moniz, em Lisboa, e duas jovens foram detidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) no interior do Mercado Oriental.
As raparigas de origem portuguesa e italiana foram, entretanto, libertadas.
Segundo imagens das Televisões RTP, SIC Notícias, CNN Portugal, tudo aconteceu no final do protesto no Martim Moniz. Gerou-se uma enorme confusão, foram atiradas pedras, garrafas de cerveja e outros objectos aos agentes da PSP e algumas motas da Polícia vandalizadas.
A PSP carregou sobre os manifestantes e atirou gás pimenta. Alguns entrevistados no local falam em feridos porque a carga policial foi ‘bastante musculada’ mas as imagens televisivas não mostraram nenhum ferido.
Este sábado, as ruas de capitais de distrito como Lisboa, Porto, Coimbra e Braga foram percorridas por marchas pelo direito à habitação e por melhores salários para fazer face ao elevado custo de vida agravado pela guerra na Ucrânia e as sanções. Ainda não há notícias sobre o decorrer das marchas noutras cidades.
O custo de vida está a fazer perder a paciência, daí o recurso às manifestações e insultos aos políticos. Alguns políticos europeus acabam ficando sem sono e passam a viver com o ‘coração nas mãos’.
(AIM)
DM
(AIM)