Moçambique (Quelimane) 03 Abr AIM – Pelo menos quatro pescadores morreram, vítimas de ataques por crocodilos ao longo das margens do rio Chire, distrito de Morrumbala, província da Zambézia, centro de Moçambique.
O último caso ocorreu na semana finda, na povoação de Gera, localidade de Pinda, Posto Administrativo de Migaza.
O corpo do finado, que em vida respondia pelo nome de Luís Canumba, foi resgatado a flutuar naquele leito por um grupo de pescadores artesanais.
O acontecimento foi avançado esta segunda-feira, à AIM, naquele ponto do país, pelo administrador do distrito, João Nhanbessa.
“Registamos na semana finda um caso de conflito homem-animal, onde um pescador foi atacado mortalmente por crocodilos ao longo do rio Chire, na Zambézia”, contou.
Segundo Nhanbessa, as restantes três mortes resultantes de conflito homem animal foram registados nos primeiros meses do corrente ano.
Para conter a perda de vidas humanas, Nhanbessa garantiu uma equipa multissectorial e lideranças comunitárias desdobram-se em acções de sensibilização da população ribeirinha para se fazer a pesca com precaução, sobretudo nesta época em que o caudal do rio é tido como sendo de risco.
(AIM)
Lopes Obadias (Colaboração)/dt