![](https://aimnews.org/wp-content/uploads/2023/03/CAMIAO-ACIDENTE-GONDOLA.jpg)
Imagem do estado que ficou o camião depois do acidente que matou nove pessoas e fez 15 feridos em Gondola.
Maputo, 06 Abr (AIM) – Pelo menos 25 pessoas morreram em apenas uma semana nas estradas moçambicanas vítimas de 13 acidentes de viação, com destaque para quatro atropelamentos e cinco despistes e capotamento.
Os acidentes, que também provocaram ferimentos graves a 18 cidadãos, e ligeiros a outros seis, ocorreram de 25 a 31 de Março últimos. Houve também registo de danos materiais avultados resultantes dos sinistros.
Velocidade excessiva e má travessia de peões nas rodovias continuam a ser as principais causas dos acidentes de viação, no país.
O Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) refere que, no período em análise, a corporação fiscalizou 74.889 viaturas, das quais 100 foram apreendidas por diversas irregularidades.
A polícia confiscou 73 livretes e 525 cartas de condução e aplicou 3.377 multas por diversas infracções.
Pelo menos 47 indivíduos foram detidos por condução ilegal, situação que também ocorreu com 57 condutores indiciados de corrupção activa.
Entretanto, a Polícia, em coordenação com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), deteve 1.106 indivíduos, sendo 523 por violação de fronteiras, 276 por imigração ilegal, e 307 por prática de delitos comuns.
A PRM apreendeu quatro armas de fogo, das quais três pistolas e uma “papachá”, além de 16 munições nas províncias de Maputo, Tete, Nampula e Cabo Delgado, (sul, centro e norte) e quatro pontas de marfim.
Estão igualmente parqueadas nas diversas instalações policiais 18 viaturas, e 10 motorizadas.
Quanto a droga, a polícia refere, em comunicado de imprensa, que apreendeu dois quilogramas de cocaína e 99,97 quilogramas de Cannabis Sativa.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/mz