Maputo, 06 Abr (AIM) – A cólera matou cinco pessoas, nas últimas 24 horas, em Moçambique, o que eleva o cumulativo para 111 óbitos desde que o surto eclodiu no início da época chuvosa em Outubro de 2022.
O boletim diário do Ministério da Saúde (MISAU) sobre a situação da cólera, enviado hoje (06) à AIM, refere que pelo menos 253 pessoas estão actualmente internadas nas unidades sanitárias do país.
Nas últimas 24 horas, o MISAU também registou 441 novos casos da doença, elevando o cumulativo para 24.516 casos.
Alguns distritos das províncias de Niassa, norte de Moçambique, de Tete, Manica, Sofala e Zambézia, centro do país, estão actualmente activos e apresentam maior número de casos a nível nacional.
O MISAU registou 436 altas, nas últimas 24 horas, o que eleva o número para 24.119 doentes que já não necessitam de internamento.
A taxa de letalidade geral é de 0.4 por cento.
Neste momento, o MISAU trabalha para a aquisição de mais vacinas para controlar a propagação da doença, particularmente nas províncias em que se regista aumento preocupante de áreas afectadas.
No quadro do combate à cólera, as autoridades sanitárias levaram a cabo uma campanha de vacinação que abrangeu 1.227.539 pessoas.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/mz