
Chimoio (Moçambique), 06 Abr (AIM) – Quatro indivíduos, um dos quais membro da Polícia da República de Moçambique (PRM), estão, desde segunda-feira (03), detidos indiciados no crime de roubo de dois quilogramas de ouro e 750 mil meticais (aproximadamente 11.800 usd) no distrito de Manica, província de mesmo nome, na região centro do país.
O grupo era composto por cinco indivíduos, mas um dos integrantes da quadrilha encontra-se fugitivo. O foragido é também um membro da polícia afecto no regimento de Guarda-Fronteira, enquanto o detido pertence a Unidade de Intervenção Rápida (UIR).
O crime ocorreu no passado sábado nas instalações de uma empresa que se dedica à extracção de ouro.
Na companhia destes agentes estava um supervisor e dois garimpeiros da empresa mineradora assaltada.
No referido sábado, os cinco indivíduos, incluindo os dois polícias, dirigiram-se às instalações da empresa de mineração, onde se apoderaram do ouro e o valor monetário.
O porta-voz da PRM confirmou hoje (06) à AIM, em Chimoio, a capital provincial de Manica, que neste momento estão detidos quatros indivíduos.
Explicou que diligências estão em curso para a neutralização do último integrante do grupo.
“Quatro caíram nas mãos da corporação. O membro da Guarda-Fronteira está fugitivo. Mas diligências estão em curso para a sua neutralização. Já temos pistas. Eles estavam trajados de uniforme da polícia e traziam uma arma de fogo”, contou Mateus Mindú.
Assegurou que “eles foram neutralizados na segunda-feira graças a um trabalho de inteligência levado a cabo pela polícia depois de receber denúncias”.
A fonte referiu que neste momento foram lavrados dois processos, sendo um criminal e outro disciplinar. Os processos disciplinares foram abertos contra os membros da PRM.
“Sobre os agentes envolvidos neste crime correm dois processos. Um criminal e outro disciplinar. Todos poderão ser levados à barra da justiça para serem responsabilizados pela prática deste crime”, esclareceu.
Mindú apelou a população para se manter atenta e denunciar qualquer situação que concorra para a prática de crimes.
Chamou atenção às empresas para reforçarem as medidas de segurança e trabalharem em estreita colaboração com a PRM.
O distrito de Manica é uma das regiões da província de Manica potencial em recursos minerais.
Existem naquele distrito várias empresas que se dedicam à extracção de minérios, principalmente o ouro.
A exploração de ouro é feita também de forma artesanal. Jovens e adultos, incluindo cidadãos de outras nacionalidades, estão em Manica para extrair ouro que, na sua maioria, é vendido de forma clandestina.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/mz