Maputo, 07 de Abr (AIM) – O governo do Japão investiu cerca de 22,5 milhões de dólares americanos na compra de equipamentos para a melhoria da capacidade do controle da navegação aérea em Moçambique.
O equipamento doado, que se insere no âmbito das ações do combate ao terrorismo, será alocado para o apoio à navegação aérea para os Aeroportos de Maputo, Beira, Pemba, Nampula, Mocímboa da Praia e Nacala.
Segundo a ministra dos negócios estrangeiros e cooperação, Verónica Macamo, os rádios de comunicação terra e ar e Sistemas de ajuda à navegação e vigilância aérea, entre outros, serão instalados nos aeroportos internacionais de Maputo e da Beira.
Macamo falava quinta-feira, em Maputo, momentos após a assinatura da Troca de Notas entre o Governo moçambicano e o Governo do Japão, sobre o Donativo de Equipamentos de Navegação Aérea.
Para além deste equipamento, está previsto o fornecimento de equipamento de assistência aeroportuária, composto por viaturas de combate à incêndios; Drones para voos de calibragem do sistema luminoso das pistas de aterragem e caminhos de circulação; Geradores e estabilizadores de corrente eléctrica de grande capacidade; Estações meteorológicas aeroportuárias; Simulador de controle de tráfego aéreo, entre outros.
“Este donativo junta-se ao apoio do governo do Japão no âmbito de combate contra o terrorismo, em que, entre outros, se destaca; a doação do Navio de Vigilância Costeira, ainda em fase de construção; fornecimento de equipamentos de controle e monitoria de fronteira; e Projectos de assistência económica e social às populações afectadas pela insegurança em Cabo Delgado”, disse.
O acto manifesta a intenção do governo de contribuir para a melhoria e desenvolvimento da economia moçambicana e, quiçá, para o desenvolvimento total do país.
Em paralelo a esta doação será, igualmente, implementado um programa de formação do pessoal de operações, nomeadamente os controladores do tráfego aéreo e os quadros da área de manutenção.
(AIM)
sc/dt