Maputo, 09 Abr (AIM) – O estadista moçambicano, Filipe Nyusi, convid todos cristãos em particular, a reflectirem sobre os melhores caminhos a trilhar para preservação da paz e reconciliação nacional.
Num comunicado enviado à AIM, por ocasião da celebração do Domingo da Páscoa, o chefe do Estado sublinha que a efeméride, mais do que uma celebração da vida, paixão e do amor, constitui um momento para reflexão, reconciliação, agradecimento e renovação do espírito.
“Por ocasião desta efeméride, endereço em nome do governo e no meu próprio uma saudação especial à comunidade cristã moçambicana e aos cristãos de todo o mundo”, afirma Nyusi no documento.
“Nesse sentido, convido todos os moçambicanos, em geral, e os cristãos, em particular, a reflectirem sobre os melhores caminhos a trilhar para a preservação da paz e reconciliação nacional”, acrescenta.
Nyusi assegura que continua a contar com a colaboração da fraternidade cristã na superação dos vários desafios que o país enfrenta, incluindo na formação integral do Homem na fé e na ciência.
Numa altura em que Moçambique ressente-se dos estragos causados pelo ciclone ‘Freddy’, que assolou algumas regiões do sul, centro e norte, no passado mês de Março, aliado aos ataques perpetrados pelos grupos terroristas na província nortenha de Cabo Delgado, Nyusi apela a todos cidadãos a solidarizar-se com as populações destas regiões.
“A nossa fé e convicções são ainda chamadas para nos solidarizarmos com os nossos compatriotas que foram assolados pelo ciclone Freddy e os que ainda enfrentam o drama do terrorismo na província de Cabo Delgado”, lê-se no comunicado do Chefe de Estado.
“Fazemos votos sinceros de uma celebração pascal plena na sua essência, em recolhimento e introspecção sobre a fé e o papel de cada um de nós na construção de um Moçambique cada vez melhor, de paz, inclusão e progresso sócio económico”, sublinha.
A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.
A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e no outono (no Hemisfério Sul).
(AIM)
Lw/dt