
Mulheres moçambicanas
Maputo, 08 Abr (AIM) – A Procuradoria-Geral da República (PGR) enaltece a luta das mulheres moçambicanas pela superação das múltiplas adversidades que elas e o país, em geral, enfrentam.
O elogio vem plasmado na mensagem da PGR por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana, assinalado Sexta-feira, no país.
O 7 de Abril é uma data consagrada em homenagem a Josina Machel: “Guerreira, Revolucionária e Defensora da Emancipação da Mulher- em particular, da Mulher Moçambicana.”
“Josina foi-se, mas outras Josinas surgem e dão seguimento à preciosíssima obra por ela iniciada. Temos Josinas nas organizações, que enfrentam todas as adversidades para alcançarem os objectivos pessoais e institucionais”, lê-se na mensagem.
Acrescenta que “Temos Josinas operárias, camponesas, que, com a sua audácia, trazem riqueza à nação, seja qual for o sacrifício que tenham de consentir. As Josinas estão sempre presentes, pois a luta prevalece.”
Na saudação, destaca as mulheres vendedeiras, que, de sol à chuva e do calor ao frio, “resplandecem os mercados em busca do sustento familiar.”
Enaltece ainda as mulheres que, com firmeza e de forma destemida, continuam guiando as suas vidas e dos seus parentes, mesmo quando abaladas pelo terrorismo e desastres naturais extremos.
“Josina Machel, com a sua coragem gerou e inspirou as josinas que hoje suportam de forma abnegada o judiciário, em particular as do Ministério Público que pautam pela defesa do Estado de Direito Democrático”, destaca.
(AIM) dt