Maputo, 10 de Abri. (AIM) – A cidade de Maputo, capital moçambicana, espera recensear mais de 700 mil eleitores, em linha com as projecções de crescimento populacional do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O recenseamento vai culminar com as VI eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo deste ano, durante as quais serão eleitos os membros da Assembleia Autárquica e o Presidente do Conselho Autárquico nas 65 autarquias do país.
Para garantir as eleições autárquicas de Outubro próximo, decorrerá de 20 de Abril a 03 de Junho de 2023, nos distritos com autarquias locais, o recenseamento eleitoral de raiz, onde o cidadão irá obter o seu cartão de eleitor, condição indispensável para a participação no sufrágio eleitoral.
Ana Chemane, Presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE) na cidade de Maputo, diz que o sector já está a trabalhar para o cumprimento integral da meta.
“De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística nós temos de recensear 928.946 potenciais eleitores ao nível da cidade de Maputo”, disse a fonte, falando hoje (10), na cidade de Maputo, à margem do Lançamento Oficial da Campanha de Educação Cívica Eleitoral.
A fonte explicou que a campanha também visa mobilizar e sensibilizar os potenciais eleitores, de forma a afluírem massivamente aos postos de recenseamento, para a obtenção do cartão de eleitor, com o objectivo único de participarem no escrutínio de 11 de Outubro próximo.
“Nós vamos envolver também diferentes sensibilidades, incluindo associações da sociedade civil, vamos envolver académicos, jornalistas, para levar a mensagem da importância da participação no processo de recenseamento eleitoral”, acrescentou.
Ana Chemane aproveitou a oportunidade para exortar a todos os cidadãos e partidos políticos para se absterem de propaganda política.
“Neste momento estamos a representar o Estado. Estamos a apelar o cidadão para exercer o seu dever cívico e de cidadania”, referiu.
A campanha de Campanha de Educação Cívica Eleitoral na cidade de Maputo vai envolver cerca de 350 agentes educadores.
(AIM)