Maputo, 12 Abr (AIM) – O Banco Nacional de Investimentos (BNI) tem disponível uma linha de crédito no valor de 75 milhões de meticais (aproximadamente 1,2 milhões de dólares) para financiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) recentemente afectadas pelo ciclone Freddy nas províncias da Zambézia e Sofala, centro de Moçambique.
A informação foi avançada hoje (12), em Chiúta, província central de Tete, pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, por ocasião do lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2023 e abertura do V Fórum Nacional de Comercialização Agrícola.
“O BNI com actos concretos ajuda a resolver os problemas e preocupações das empresas e populações afectadas pelo ciclone. O empréstimo é sem juros”, disse.
Trata-se de um empréstimo obrigacionista que tem como finalidade o reforço à tesouraria ou apoio ao investimento visando promover a revitalização operacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, convista a assegurar a manutenção dos postos de trabalho após choques causados pela tempestade tropical Freddy.
De acordo com o Chefe do Estado moçambicano, a linha de crédito no valor de 75 milhões de meticais visa a reposição da capacidade do sector de agro-negócio que sofreram com o Ciclone, tendo como grupo alvo as Micro, Pequenas e Médias Empresas legalmente registadas.
O financiamento terá um período de carência de seis meses e prazo de vencimento de dois anos, com valor mínimo de 500 mil meticais e máximo de três milhões de meticais.
(AIM)
Paulino Checo (PC)/mz