Quelimane (Moçambique) 14 Abr AIM- Um consórcio chinês de empresas mineiras, que exploram as areias pesadas nos distritos costeiros da província central moçambicana da Zambézia, alocou três ambulâncias para os centros de saúde periféricos nos distritos de Pebane, Chinde e Inhassunge.
No total, aquele consórcio chinês, Jinan Yuxiao, investiu 13 milhões de meticais (um dólar vale cerca de 63 meticais) na aquisição das três ambulâncias.
O acto insere-se na responsabilidade social pela exploração dos recursos minerais junto das comunidades locais.
Adicionalmente, o grupo, Jinan Yuxião, composto por três empresas designadamente, a TZM Resources SA, em Pebane, África Great Wall em Inhassunge e a Moçambique Heavysand desembolsou, igualmente, três cheques de um milhão de meticais cada, para reconstrução de infra-estruturas sociais nos três distritos beneficiários destruídas aquando da passagem do ciclone tropical Freddy.
“Para agradecer ao governo e ao povo da Zambézia pelo seu apoio e ajuda a longo prazo, doamos três ambulâncias e três milhões de Meticais para ajudar a restauração e reconstrução das casas das famílias severamente afectadas pelo ciclone”, disse o representante geral da firma chinesa em Moçambique, Frank Zhong.
Segundo Zhong, de entre as infra-estruturas a serem reconstruídas, destacam-se escolas, unidades sanitárias e casas de famílias em acentuado estado de vulnerabilidade.
“Além disso, temos um plano: vamos doar algumas roupas para mulheres e crianças vulneráveis”, garantiu.
Segundo a fonte, desde o início do projecto na Zambézia, o grupo Jinan Yuxiao tem vindo a cumprir com as suas obrigações no âmbito da responsabilidade social.
Ainda na esteira solidária da firma, anunciou que, nos três distritos, anualmente são financiados cinco jovens para frequentarem cursos superiores no país em diversas áreas estratégicas.
“Oferecemos trinta bolsas de estudos por ano para frequência de cursos profissionalizantes ministrados basicamente a nível da província”, acrescentou Frank Zhong,
Entretanto, a Secretária de Estado na Zambézia, Cristina Mapfumo, enalteceu a doação daquela firma, pois, na sua óptica, irá incrementar a provisão dos serviços ambulatórios nas unidades sanitárias periféricas.
“Reiteramos a nossa satisfação pelo gesto solidário em prol do bem-estar da nossa população, porque sabemos que, em 2022, o Grupo Jinan Yuxiao procedeu a entrega de 300 casas de reassentamento em Mitange, Micaune, Olinda e em outras áreas da Zambézia”, elogiou, Mapfumo.
Encorajou para que esteja de mãos dadas com as comunidades locais para, em conjunto, providenciar os serviços básicos em função das necessidades locais, “tal como o fizeram ao investirem um pouco mais de nove milhões para construção de dez escolas, duas unidades sanitárias, dez pontes e cinco quilómetros de estradas terraplanadas, mercados, igrejas e expansão da electrificação rural, para o bem comum.”
Aos administradores distritais de Pebane, Chinde e Inhassunge, todos presentes, a governante desafiou-os a assegurar uma gestão criteriosa dos bens patrimoniais, com vista a responderem os objectivos pelos quais foram entregues.
(AIM)
Lopes Obadias/dt