Maputo, 14 Abr (AIM) – Os governos de Moçambique e Índia manifestaram quinta-feira (13) a sua disponibilidade para reforçar a cooperação no sector de transporte ferroviário, estando ambos a perspectivarem um novo acordo.
A vontade foi expressa em Maputo, durante a visita de cortesia que o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, efectuou aos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) na companhia do ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.
“A Índia está preparada para várias linhas de desenvolvimento e cooperação com Moçambique e os caminhos-de-ferro são uma das componentes. Existe também a componente hídrica, construção de estradas e pontes. Como país estamos preparados para a cooperação, pois a nossa filosofia assenta nas prioridades do parceiro”, disse Jaishankar.
Acrescentou que “vamos discutir com o ministro e o Presidente da República para identificar outras oportunidades de cooperação entre os dois países, pois o governo da Índia está aberto a outras formas de cooperação com Moçambique”.
Por seu turno, Mateus Magala garantiu que o governo moçambicano vai iniciar brevemente negociações para um acordo de cooperação com a Índia tendo o transporte ferroviário eléctrico como uma das apostas para o país
Referiu que com o governante indiano abordou a possibilidade de ligação do país de um extremo a outro, no sentido norte/sul.
“Discutimos com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia uma possível cooperação nessa área e ele mostrou-se muito disponível. Portanto, vamos accionar os mecanismos que temos no lugar, a embaixada, o nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros, para começarmos uma discussão neste sentido”, explicou.
Acrescentou que “a prioridade, neste momento, não é somente facilitar o movimento de pessoas e bens, mas também fazer uma transição para aquilo que nós chamamos mobilidade electrónica ou Verde, que são comboios eléctricos.”
Nos últimos dois anos, a Índia forneceu a Moçambique 90 carruagens e 10 locomotivas.
O ministro das Relações Exteriores da Índia está em Moçambique para uma visita de trabalho de três dias, que culminou com a realização V Comissão Mista Moçambique – Índia.
(AIM)
FG/sg