
Maputo, 15 Abr (AIM) – O governo moçambicano regista um aumento significativo de interesse pela exploração de minerais de transição energética, como grafite, lítio, e outros que se apresentam com grande potencial no mercado.
O facto foi revelado pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, na antevisão da IX Conferência e Exposição de Minas e Energia de Moçambique (MMEC), agendada para os dias 26 e 27 de Abril corrente na capital moçambicana, Maputo, sob o lema “Utilização dos Recursos Naturais de Moçambique para o Desenvolvimento Económico Transformacional e Sustentável”.
“Há um aumento de interesse na exploração de minerais de transição energética, tais como grafite, lítio e outros que se apresentam com grande potencial no Mercado”, afirmou.
Segundo Zacarias, actualmente, o país, na qualidade de exportador de GNL, tem estado em vias de aumentar a sua utilização doméstica para a industrialização nacional, bem como para a produção de energia.
“Acreditamos firmemente que os recursos minerais e o sector energético oferecem uma oportunidade única para acelerar o desenvolvimento económico nacional, regional e mundial. Ė por isso que, neste evento, contamos com a presença de todos”, referiu o governante.
A conferência deverá reunir mais de 25 países e perto de 300 peritos e profissionais da indústria extractiva que procuram trabalhar em rede, com vista a explorar oportunidades de negócios e investimentos neste sector no mercado moçambicano.
Para o sector privado, o evento é uma oportunidade para demonstrar o compromisso de fazer negócios em Moçambique, conhecer o progresso de vários projectos, políticas e iniciativas em curso.
A conferência é organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), em parceria com a AME Moçambique e AME Trade UK.
(AIM)
PC/mz