Maputo, 14 Abr (AIM) – As autoridades indianas manifestam a sua disponibilidade para atender as necessidades que Moçambique arrolar como sendo prioritárias, para melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
“Quaisquer que forem as prioridades indicadas por Moçambique nós vamos atender e essa é a forma como a Índia estabelece as suas parcerias’, explicou o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, minutos após o término de uma audiência que lhe concedida pelo Presidente mocambicano, Filipe Nyusi. Hoje, em Maputo.
“Nós perguntamos os nossos parceiros quais são as suas prioridades e quaisquer que forem as prioridades nós vemos como podemos atender”, disse o governante indiano, que encara como prioritária a provisão dos serviços da saúde, água e electricidade.
Aliás, disse Jaishankar, estes são os mesmos desafios que a Índia enfrente e, por isso, o seu governo gostaria de partilhar a sua solução com Moçambique.
Sobre a audiência com o Presidente da República, o ministro indiano disse que teve como enfoque a cooperação bilateral, pois a Índia é um parceiro importante para o desenvolvimento de Moçambique.
O Presidente mocambicano manifestou a sua satisfação com os projectos realizados em Moçambique, particularmente no sector dos caminhos-de-ferro, agricultura e electricidade.
Por isso tivemos discussões sobre como expandirmos a nossa cooperação para o desenvolvimento.
Referiu que também foi uma oportunidade para uma troca de pontos de vista sobre a segurança e cooperação no sector da defesa entre os dois países.
“A Índia é um forte e fiável parceiro de Moçambique e, nesse sentido, temos estado a apoiar as operações das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique porque ambos os nossos países enfrentam o desafio do terrorismo”, frisou.
Já a ministra dos negócios estrangeiro e cooperação, Verónica Macamo, disse que o Presidente da Republica aproveitou a visita para agradecer o apoio multiforme da Índia, o concedido no âmbito mudanças climáticas, bem como aos deslocados na província de Cabo delgado
Macamo destacou a importância do apoio da Índia para o desenvolvimento da economia moçambicana que tem potencial de “garantir o maior número de postos de trabalho para os nossos filhos”.
“Precisamos de garantir postos de trabalho para que os nossos filhos possam pôr em prática aquilo que aprenderam na escola, a sua experiência e as suas habilidades.
O presidente da República também apresentou como prioridade o projecto “Um Distrito, Um Hospital” e acredita que vai haver um apoio nesse sentido. Esta prioridade é uma iniciativa presidencial que vai permitir após a sua implementação que os moçambicanos possam ter mais perto os serviços da saúde.
Segundo a chefe da diplomacia moçambicana, o Chefe de Estado considera que é chegada a altura para a construção de hospitais para evitar que os moçambicanos tenham que se deslocar à índia a procura de tratamento mas, para isso, é necessário que os mocambicano tenham aqui os mesmos com a mesma qualidade que teriam na Índia.
(AIM)
sg