Maputo, 16 Abr (AIM) – O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) reconhece que a alta mobilidade de potenciais eleitores e a eventual ocorrência de ataques terroristas em Cabo Delgado incrementam os desafios para a realização de eleições autárquicas justas, livres e transparentes naquela província do norte de Moçambique.
Associam-se a estes desafios a destruição de infra-estruturas básicas, e a alta mobilidade dos próprios concorrentes eleitorais.
“Apesar dos avanços encorajadores no restabelecimento da segurança que estimula o regresso da população deslocada, ainda estamos preocupados com a eventual ocorrência de ataques que podem pôr em causa o curso normal do processo eleitoral”, disse a coordenadora de programas do IMD, Lorena Mazive.
A fonte falava numa mesa-redonda realizada na capital provincial, Pemba, sob o lema “Desafios e Riscos Associados a Realização de Operações Eleitorais no Contexto do Extremismo Violento em Cabo Delgado”.
Lorena Mazive afirmou ser interesse do IMD ver resolvida a dicotomia entre a necessidade de melhorar as condições de segurança e organizar processos eleitorais em Cabo Delgado.
“A luz do calendário eleitoral as démarches eleitorais já iniciaram. E com estas vem a necessidade da existência de condições infra-estruturais, logísticas e humanas capazes de assistir à execução em pleno do mesmo calendário eleitoral”, disse Mazive, citada num despacho do IMD enviado este domingo (16) à AIM.
Porém, sublinhou, “as incertezas existentes trazem desafios e preocupações aos actores politico-eleitorais, com especial destaque para os órgãos de gestão e administração eleitoral, partidos políticos e Organizações da sociedade civil”.
No entanto, a coordenadora de programas do IMD recordou que o país adquiriu alguma experiência de realizar eleições em contexto de ataques terroristas, fazendo menção ao facto dos ataques em Cabo Delgado terem iniciado em 2017, um ano antes das últimas eleições autárquicas e dois antes das últimas eleições gerais e provinciais.
Também intervindo na mesma mesa redonda, ocorrida semana finda, o representante do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Dauto Wamusse, disse que apesar dos desafios que se impõem há condições para a realização das VI eleições autárquicas nos sete municípios abrangidos pelo processo em Cabo Delgado.
Trata-se das autarquias de Pemba, Montepuez, Mueda, Mocímboa da Praia, Chiúre, Ibo, e Balama.
(AIM)
mz