Maputo, 17 Abr (AIM) – Mais de 130 mil pessoas cruzaram as fronteiras moçambicanas durante o período da Páscoa, anunciou hoje, no distrito da Moamba, província de Maputo, sul do país, Victor Novela, Director de Operações do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).
Novela anunciou o facto na cerimónia que marcou o fim da “Operação Páscoa 2023”, que teve lugar no período compreendido entre 31 de Março e 17 de Abril corrente.
A operação conjunta envolveu as Alfândegas de Moçambique, Forças de Defesa e Segurança (FDS), Serviço Nacional de Migração, e outros actores relevantes tais como os ministérios da Saúde, da Indústria e Comércio, entre outros.
“O movimento migratório superou as expectativas pois situou-se na ordem de 133.917 contra 55.424 do ano transacto nas principais fronteiras do país”, disse Novela, vincando que isso demonstra um grande desempenho por parte das forças envolvidas.
Novela considera que o sucesso não pode ser encarado como sinónimo de inexistência de desafios, significa sim que a união venceu contra o individualismo, que a coesão suplantou outras formas de organização, a planificação vincou sobre a improvisação e a disciplina sobrepôs-se a todas questões subjectivas.
Referiu que resta apenas recolher todo o manancial de conhecimentos adquiridos para que constituam suporte e garantia de sucesso para as operações que se seguem.
Por isso, Novela manifesta o seu apreço para com todas as forças e entidades que, mais uma vez, permitiram o alcance dos objectivos traçados no plano operacional desenhado durante as reuniões preparatórias.
“As forças e entidades destacadas para o terreno cumpriram a missão com prudência necessária tendo assegurado a facilitação da circulação de pessoas e bens observando a lei e ordem, a minimização dos acidentes de viação, bem como atendimento em tempo oportuno de casos que mereceram a intervenção das autoridades de saúde”, disse.
Reconheceu que a logística prestada para operações desta natureza continua a constituir um desafio, mas fica o compromisso de interceder junto às autoridades competentes para que num horizonte temporal razoável esta possa ser providenciada as equipes de trabalho.
(AIM)
Sg/mz