
Chimoio (Moçambique) 20 Abr (AIM) – O Secretário de Estado na província de Manica, Dick Kassotche, desafia os órgãos de administração eleitoral a trabalharem para o alcance da meta estabelecida para o recenseamento rumo as IV eleições autárquicas agendadas para 11 de Outubro próximo.
Na província de Manica, a meta traçada pelo Instituto Nacional Estatística (INE) é de 732.063 potenciais eleitores, nos seis distritos.
Guro, Manica, Gondola, Chimoio, Báruè e Sussundenga são os seis distritos autárquicos da província de Manica onde decorre, desde hoje até 03 de Junho, o recenseamento eleitoral.
No entanto, Kassotche disse esperar que seja alcançada a meta planificada nos cinco distritos autárquicos.
O dirigente falava depois de se inscrever na Escola Primária Amílcar Cabral, na cidade de Chimoio, capital da província de Manica, como o primeiro cidadão a adquirir o novo cartão de eleitor naquela parcela do país.
“Acabo de me recensear e adquiri o meu cartão de eleitor que me dá o direito de votar ou ser votado. Estou muito feliz por estar a exercer um dos meus direitos cívicos e democráticos, porque, a partir de agora, dei o primeiro passo para que, no dia 11 de Outubro próximo, eu vá eleger o dirigente do meu município, ” referiu.
“O período eleitoral é de festa. É o momento em que escolhemos os nossos dirigentes. Para participar dessa festa, uma das condições é se recensear e ter o cartão de eleitor. Nosso apelo é que todo aquele com a idade eleitoral ou que complete 18 anos até a data de votação, vá se inscrever”.
Exortou a toda a população residente nas áreas autárquicas a afluir em massa aos postos de recenseamento eleitoral que iniciou em todas as autarquias do país, com a duração de 45 dias.
“Eu já exerci o meu direito cívico, me inscrevi e gostaria que os outros cidadãos fizessem o mesmo, porque nas eleições em outubro, sem este cartão, não podes votar”, afirmou.
Kassotche aproveitou a ocasião para exigir aos órgãos de administração eleitoral maior empenho para o cumprimento das metas estabelecidas.
Segundo Kassotche, as eleições são feitas pela população. “Queremos que essa população participe deste processo que constitui o momento mais alto de exaltação da democracia”.
“Trabalhem com muita responsabilidade. Mobilizem a população para saber a importância de se recensear e votar. Nosso desejo é que a meta que estabelecemos seja atingida e todos os cidadãos tenham o cartão de voto”, reiterou.
Na província de Manica, foram criados 272 postos de recenseamento eleitoral e um total de 253 brigadas, de acordo com dados anunciados pelo director provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), em Manica, Luciano José.
José explicou que em todos os cinco distritos autárquicos, os postos de recenseamento abriram pontualmente às 8 horas.
Todo o material e pessoal devidamente treinado já se encontra no terreno para assegurar que o processo decorra sem muitos constrangimentos.
As brigadas de educação cívica eleitoral também trabalham na sensibilização da população para aderir aos postos de recenseamento.
São no total 235 agentes de educação cívica eleitoral que trabalham na província de Manica.
A fonte assegurou que o trabalho está igualmente a ser assegurado por agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) para a manutenção da ordem e segurança pública.
Na mesma ocasião, a governadora da província de Manica, Francisca Tomás, que também se recenseou na Escola Primária Amílcar Cabral, estendeu o seu apelo aos potenciais eleitores no sentido de se dirigirem aos postos de recenseamento eleitoral.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt