Maputo, 20 Abr. (AIM) – O Presidente da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, afirma que o recenseamento eleitoral que hoje iniciou em todo país não tem cor partidária, pelo que exorta a adesão de todos os cidadãos elegíveis.
Ossufo Momade manifestou o seu posicionamento na manhã desta quinta-feira (20) em Maputo, depois de exercer o seu dever cívico na Escola Secundaria Josina Machel, na capital moçambicana.
Referiu que o recenseamento é um acto de cidadania e exercício democrático pelo que apela a participação de todos os moçambicanos no processo.
“O recenseamento não tem cor partidária, é um acto de cidadania. Queremos exortar a todos moçambicanos, residentes nos distritos autárquicos e com idade activa para participarem no processo”, disse.
Sem entrar em detalhes, o líder da oposição disse ter conhecimento de cidadãos que foram coagidos a recensear mais de uma vez, pelo que chama estes indivíduos a consciência.
“Nós temos informação que alguns cidadãos são coagidos para que possam votar mais de uma vez e o apelo que eu estou a deixar é para que todos nós tenhamos consciência e responsabilidade”.
Momade defende que cada “eleitor tem direito a um único cartão” que se configura como “pessoal/individual” pelo que “não se pode passar para outrem”.
O presidente do maior partido oposição em Moçambique disse que tanto em Cabo Delgado como no país inteiro espera-se que o processo decorra na legalidade e sem grandes sobressaltos.
(AIM)
cc/sg