
Directora do GABINFO, Emília Moiane, visita Agência de Informação de Moçambique (AIM)
Maputo, 22 Abr (AIM) – A Directora do Gabinete de Informação, (GABINFO), Emília Moiane, visitou esta sexta-feira (21) a Agência de Informação de Moçambique (AIM) no âmbito da monitoria aos órgãos de comunicação social sob a sua tutela.
Durante a visita, Moiane teve a oportunidade de se inteirar do funcionamento da AIM, bem como das condições de trabalho dos seus funcionários, sobretudo num ano de eleições em que os órgãos de informação desempenham um papel chave no processo.
Entre as preocupações apresentadas destaca-se a redução significativa do orçamento da instituição ao longo dos últimos 10 anos.
Como consequência a AIM debate-se com a falta de viaturas, equipamento de trabalho, particularmente laptops, gravadores, entre outros.
“Fiquei a saber que há cortes e neste momento a agência funciona com um orçamento muito reduzido comparativamente aos anos anteriores”, disse Moiane.
Esclareceu que as restrições orçamentais são estruturais, e que todas as instituições do Governo se ressentem do mesmo problema, incluindo o próprio GABINFO.
Entretanto, prometeu a direcção da AIM, procurar soluções junto ao Tesouro para um possível incremento do orçamento, para que o órgão de informação possa desempenhar cabalmente a sua função de informar a sociedade moçambicana dentro e fora do país, com qualidade e isenção que sempre caracterizou a instituição desde a sua fundação.
“Quando assim é, torna-se difícil realizar actividades. Há cortes para todos, mas a este nível de facto, torna-se difícil trabalhar”, disse.
Exortou à agência a melhorar os seus serviços dentro das limitações impostas, apelando a capacidade criativa tanto na produção noticiosa, bem como na venda dos seus serviços, como forma de colmatar o défice e financiar algumas actividades.
Na sua deslocação a AIM, Moiane fazia-se acompanhar pelos membros do colectivo de direcção do GABINFO.
(AIM)
Pc/sg