Maputo, 22 Abr (AIM) – As obras de construção da linha de transporte de energia eléctrica de Temane, na província meridional moçambicana de Inhambane, à Matalane, na província meridional de Maputo, numa extensão de cerca de 563 quilómetros, serão concluídas até finais deste ano.
Trata-se de uma linha de 400 quilo volts, a ser alimentada através da Central Térmica de Temane, no distrito de Inhassoro, em Inhambane.
As obras arrancaram em 2021 e estão a ser executadas pela KEC Internacional Limited, firma sediada na Índia, com fundos avaliados em mais de 550 milhões de dólares norte-americanos, disponibilizados pelo governo de Moçambique, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Islâmico de Desenvolvimento e fundos da OPEP, organização dos países exportadores de petróleo.
O Presidente do Conselho de administração da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), Marcelino Alberto, disse estar satisfeito com o decurso das obras, numa altura em que estão já implantados 20 por cento das 1389 torres.
“Verificamos que em termos de construção, já tem 85 por cento das fundações feitas com cerca de 20 por cento de torres já erguidas, e desmatados cerca de 50 quilómetros”, disse Marcelino Alberto, citado pela Rádio Moçambique.
O PCA da EDM mostrou-se ainda satisfeito com o decurso das obras de construção de 236 casas para o reassentamento das famílias abrangidas pelo traçado da linha de energia.
As obras de montagem da infra-estrutura da linha incluem três novas subestações em Vilankulo, Inhambane; Chibuto, em Gaza; e Matalane, em Maputo.
Está ainda prevista a ampliação da de Maputo, localizada em Mavoco, distrito Boane, onde a linha desagua.
(AIM)
FF